Procurar por termos do vocabulários (expressão regular permitido)
Começar com Contém Exata prazoParece que
Termo Definição
FACTORING
É o contrato pelo qual uma das partes cede a terceira (o factor) créditos provenientes de vendas mercantis ou serviços, assumindo o cessionário o risco da inadimplência.
FALÊNCIA
Situação em que, por força de decisão judicial, uma empresa é declarada insolvente, ou seja, incapaz de saldar seus débitos nos prazos contratuais estabelecidos.
FATURA
Documento de comprovação de venda ou prestação de serviço, onde são registrados os serviços ou produtos comercializados, com especificação e preços, bem como calculadas as taxas de incidência dos impostos. A emissão da fatura é feita em conjunto com a duplicata correspondente. É documento indispensável para o transporte da mercadoria.
FIANÇA
Garantia contratual, acessória, ato pelo qual uma pessoa se obriga a pagar a obrigação contraída por outra pessoa, caso esta não pague. Exige a assinatura de ambos os cônjuges, quando o fiador for casado.
FIC FI
Fundo de Investimento em cotas de Fundos de Investimento. Fundo no qual suas aplicações devem manter no mínimo 95% do patrimônio líquido investido em cotas de Fundos de Investimento.
FIDC
Fundo de Investimento de Direitos Creditórios. Fundo que destina uma parcela mínima de 50% do capital social para a aplicação em direitos creditórios. Pode emitir dois tipos de cotas: as seniores (não se subordinam às demais cotas para fins de amortização e resgate) e as subordinadas (não podem ser resgatadas ou amortizadas antes de uma sênior).
FII
Fundo de Investimento Imobiliário. Fundo que busca aplicar seus recursos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos. Pode investir em mais de um imóvel, além de também poderem aplicar em títulos e valores mobiliários com algum lastro com o mercado imobiliário.
FINANCEIRA
Instituição especializada no fornecimento de crédito ao consumidor e no financiamento de bens duráveis e de investimentos, operando principalmente por meio do aceite de letras de câmbio. Boa parte do capital das financeiras provém de investimentos realizados pelo público (tanto pessoa física como empresas), que é atraído por rendimentos elevados. Na verdade, a maior parte do dinheiro envolvido nas operações das financeiras provém de bancos comerciais, dos quais as financeiras são, freqüentemente, subsidiárias. Em, outros casos, as financeiras são subsidiárias de grandes empresas (como fábricas de automóveis), que assim procuram facilitar o crédito aos consumidores de seus produtos.
FINANCIAMENTO
Conjunto dos métodos e meios de regulamentação aplicados na realização de um projeto econômico. Em economia, o financiamento é descrito pela movimentação dos recursos tal como aparecem na conta de operações financeiras, que traduzem as variações dos haveres dos agentes em moeda e créditos. No âmbito de uma empresa, de modo geral, as origens dos financiamentos podem ser reagrupadas em duas grandes categorias: autofinanciamento e financiamento externo.
FLUXO DE CAIXA (Cash flow)
O pagamento ou recebimento efetivo de dinheiro por uma empresa ou instituição governamental. Na medida em que tais fluxos não coincidem, necessariamente, com os momentos nos quais os bens ou serviços são adquiridos, se não houver um planejamento financeiro adequado, uma empresa pode ver-se em dificuldades para saldar seus compromissos, mesmo que esteja numa posição economicamente sólida.