Estratégias para localizar os devedores

 

Em momentos de crise financeira, como a que o Brasil está passando, a inadimplência se torna inevitável assim como a cobrança de dívidas.

Mas para fazer a cobrança, primeiro é preciso encontrar o devedor, o que muitas vezes pode ser um grande desafio.

Neste artigo vou te dar dicas e estratégias de como encontrar o devedor!

O processo de análise de crédito

Antes de tudo, te aconselho a rever os processos de análise de crédito da sua empresa.

Você provavelmente não está neste artigo em busca de dicas de como realizar uma análise de crédito de forma responsável.

Mas acredite, existe uma grande diferença entre tirar a ficha de um cliente e analisar a sua situação financeira, para uma verdadeira decisão de crédito.

Investir na melhor capacitação do profissional de análise de crédito é essencial para evitar que mais casos de inadimplência como este, que você está enfrentando agora, aconteçam.

Faixa de atraso da dívida

Algo muito importante a se ter em mente na hora de encontrar o devedor, é ter um controle sobre os tipos de dívidas pendentes.

Baixo atraso

As dívidas recentes, geralmente são fáceis de localizar e não é necessário o uso de qualquer ferramenta ou serviços de terceiros para localizar o devedor.

São dívidas de 10 dias, 20 dias de atraso. Nesse caso, muitas vezes o cliente inadimplente só teve um imprevisto e logo estará em dia novamente.

Nesse tipo de faixa de atraso também costumamos ter os clientes sempre com os dados atualizados.

Alto atraso

Já as dívidas mais antigas, são aquelas que você já está tentando receber há mais de um mês e geralmente é onde você deve priorizar as dicas que te darei neste artigo.

Os dados dos devedores dessa lista dos mais antigos estarão sempre desatualizados e será necessário ter um custo maior com a localização dos devedores.

Os clientes que atrasam o pagamento, mas sempre pagam, devem ser mantidos em uma lista a parte, pois geralmente eles estão com as informações cadastrais em dia.

Não localizei o devedor, e agora?

Se os dados de contato com o devedor estão desatualizados e já não conseguimos falar com ele diretamente, então chegou a hora de tentar o contato indireto. Esta é uma maneira simples e que pode surpreender na sua eficácia.

Neste caso, você precisará entrar em contato com os parentes do devedor, pessoas próximas, que vivem no mesmo endereço ou até mesmo checar nos endereços anteriores.

É exatamente para isso que servem aquelas referências pessoais que pedimos para o cliente na abertura de cadastro. Ao nos passar essas referências, o cliente está autorizando a entrarmos em contato com eles.

Se ainda assim não funcionar, fique atento a mais essas dicas:

Formas de localizar o devedor

A seguir, vamos falar sobre as seguintes formas de encontrar o devedor:

  • Google
  • Cartório
  • Localizador online
  • Bureau de crédito

Ferramenta de busca (Google)

Muitas vezes, o nosso primeiro instinto é o de pesquisar no Google, qualquer que seja a informação que queremos do devedor.

Tentamos encontrar o endereço pelo número de telefone ou o número de telefone pelo nome da pessoa. Parece ser algo meio esquisito, não?

Acontece que vez ou outra, você acaba encontrando alguma informação na Internet ou um perfil social da pessoa, e assim, iniciando o contato. Por isso, buscar no Google é uma alternativa muito válida.

Nem sempre temos essa sorte e é aí que temos que recorrer a outros meios de busca, que geralmente envolvem custos adicionais, mas certamente com melhores resultados.

Cartório

Uma das opções que envolvem gastos adicionais, é a pesquisa de informações do devedor nos cartórios de registro de imóveis ou de títulos e documentos.

Mas um alerta: Muitas vezes as informações disponíveis podem estar desatualizadas e não irão te ajudar a encontrar o devedor.

E por falar em cartórios, se a dívida ainda não foi protestada, essa é uma medida que pode virar o jogo.

Porque quando você protesta uma dívida, pode acontecer o inverso, e quem vai te procurar é o devedor.

Isso acontece porque depois de protestar a dívida, o devedor precisa negociar o débito com você para conseguir cancelar o protesto no cartório.

Serviços de localização

Lembre-se que muitas vezes a dívida que você está tentando receber, é antiga, e nesse meio tempo, o devedor pode ter alterado o endereço, número de telefone ou simplesmente está se escondendo de propósito.

Eis que o uso de localizadores online acabam sendo de grande ajuda.

Já que localizar o devedor é tão importante para quem faz cobrança, muitas empresas se especializam em fornecer um serviço de localização.

Contratar esses serviços é uma das maneiras mais eficientes de se localizar o devedor, já que essas empresas têm acesso a várias fontes públicas e privadas, possibilitando a entrega de diversas informações sobre o devedor.

Mas para que essa busca tenha os melhores resultados que esperamos, certifique-se de que a busca seja feita por empresas autorizadas e de confiança.

Só assim você vai ter o retorno necessário e de forma atualizada.

Conheça os serviços de localização nesse link: Localização de Devedores

Bureau de crédito

O bureau (birô) de crédito é uma empresa especializada em consultas cadastrais, como Serasa e Boa Vista, que normalmente fornecem informações para análise de crédito.

Mas por já possuírem muitas informações sobre o devedor, com uma simples consulta do número do CPF, podem também nos fornecer os últimos endereços usados pelo devedor, os últimos telefones registrados no seu nome ou os telefones que ele tenha informado em alguma loja ou instituição financeira que compartilha os dados com o bureau de crédito.

Conheça os bureaux de crédito nesse link: Informações Cadastrais

Localizei o devedor, e agora?

O melhor resultado possível aconteceu e você finalmente encontrou o devedor. Mas, e como agir a partir daí?

A recomendação é ter o chamado contato direto. Geralmente é quando você faz a cobrança por telefone, cobrança por WhatsApp, SMS, carta ou cobrança por e-mail.

Caso você não tenha uma equipe de cobrança ou ainda não tem certeza de como fazer uma abordagem de cobrança, eu recomendo que você conheça o meu artigo: Como fazer uma cobrança: Conheça agora as melhores práticas

Neste artigo você vai encontrar dicas de preparação, postura na hora da cobrança e até mesmo os tipos de devedores e como agir em cada caso.

Mas se você quer descobrir mais formas de localizar os devedores e, também, novas estratégias de cobrança para  potencializar os resultados da recuperação de crédito para sua empresa, então você precisa conhecer o Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

Veja o conteúdo completo do curso acessando agora Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha