Junte-se a 132.424 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 06 Junho 2020

Recuperação de crédito: Entenda o que é

Recuperação de crédito: Entenda o que é

 

A recuperação de créditos é uma prática essencial em qualquer empresa que lida com inadimplentes.

Mas você sabe qual é a diferença entre recuperar créditos em atraso e a cobrança de dívidas? Neste artigo, vou te explicar o que é a recuperação de crédito.

A origem da inadimplência

Antes de mais nada, é preciso entender como é que surge a inadimplência e como agir em cada situação.

Primeiro eu vou te dar alguns exemplos de causas da inadimplência relacionadas ao devedor:

Para empresas devedoras:

  • Má gestão empresarial;
  • Aumento de impostos;
  • Queda no faturamento;
  • Inadimplência de seus próprios clientes;
  • Fraudes internas.

Para consumidores devedores:

  • Descontrole financeiro;
  • Desemprego;
  • Problema de saúde familiar;
  • Falta de reservas para imprevistos.

Estes são alguns dos motivos mais comuns na causa da inadimplência, podendo ser até mesmo uma combinação de tudo.

Claro que também existem aquelas pessoas que já estão com a intenção de não pagar a dívida, mas estes são uma minoria.

O importante mesmo é saber identificar essas causas para o processo de recuperação de crédito. Portanto, fique atento porque logo falo mais sobre isso!

Recuperação de crédito e cobrança de dívidas

Uma dúvida muito comum com que sempre me deparo é:

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

Muitas vezes a pessoa nem sabe que existe diferença nessas duas práticas.

O processo de cobrança envolve o estágio inicial de uma dívida, quando o vencimento expirou há alguns dias ou semanas.

De uma forma simples, a equipe de cobrança entra em contato informando o atraso do pagamento, pedindo que o devedor se comprometa com uma nova data para o pagamento da dívida.

Já a recuperação de créditos, tem como objetivo ajudar o inadimplente a quitar sua dívida já negativada e voltar ao mercado de crédito, recuperando seu crédito na praça.

Ou seja, na recuperação de créditos, a equipe de cobrança terá de lidar com dívidas mais antigas, já registradas em órgãos de proteção ao crédito.

O objetivo será de ajudar o devedor a remover o seu nome dessa lista de devedores da Serasa ou SPC, além de claro, receber o valor da dívida.

Preparação e dicas para a recuperação de crédito

Cada caso terá uma abordagem de cobrança diferenciada, e é por isso que você precisa descobrir qual o motivo de cada devedor estar naquela situação.

1# Sondagem na cobrança

Faça uma sondagem sobre a possibilidade da negociação da dívida. Lembre-se de sempre manter o tom da conversa neutro e amigável, demonstrando interesse em ajudar o cliente a recuperar o crédito dele no mercado.

2# Fidelização na cobrança

Algo que deve ser considerado é a preservação da carteira de clientes, tendo em vista que em muitos casos, o atraso no pagamento é algo excepcional no histórico do cliente.

E mesmo para aqueles clientes que já tem um histórico de atrasos frequentes, temos que avaliar bem a situação. Pois, será que vale mesmo a pena perder o cliente?

Se ele continuar comprando, atrasando e pagando é muito melhor do que ficar sem clientes. E em último caso, sempre há aquela opção de vender à vista.

3# Gestão da cobrança

Mantenha o controle diário da sua carteira de recebimentos para evitar que uma simples impontualidade no recebimento acabe se tornando mais um caso de inadimplência.

4# Persuasão na cobrança

Esteja sempre no controle da situação. Tenha sempre de forma clara o motivo do seu contato em mente, que é o de regularizar a situação do devedor.

A partir daí, mantenha a conversa objetiva, diga quais são os benefícios que o devedor pode ter ao realizar o pagamento acordado e se necessário, fale das perdas que ele pode sofrer se não pagar.

5# Empatia na cobrança

Se o devedor que você estiver negociando, estiver passando por uma situação difícil, seja ela financeira ou pessoal, mostre compreensão sobre o que está acontecendo.

A empatia é uma ótima maneira de ganhar a confiança de um devedor que está claramente abalado emocionalmente.

Mas, não confunda empatia com aceitar as justificativas do devedor.

6# Foco na cobrança

No caso de clientes mais esquentados, não perca o foco e mantenha o respeito sempre! Você está no controle, então mantenha a atenção do devedor na negociação da dívida até que ele se tranquilize.

Dessa forma ficará claro que a sua intenção é ajudá-lo a se livrar da dívida e não, ser um novo problema.

7# Estratégias de cobrança

Uma outra dica importante é iniciar com um contato de cobrança de forma mais amigável, que pode ser via SMS ou até mesmo cobrança por WhatsApp.

Isso fará com que o seu primeiro contato de cobrança por telefone (ou pessoalmente) seja menos abrupto ou que até mesmo não precise acontecer, porque muitos clientes acabam apenas esquecendo do vencimento, e bastava apenas uma mensagem para que lembrassem da dívida.

Empresas de recuperação de crédito

O processo de recuperação de crédito pode ser muito traiçoeiro para quem não domina o assunto. Principalmente por existir essa confusão com a cobrança de dívidas.

A negociação tem de ser feita com empatia e deixar sempre aparente que o objetivo do seu contato não é só receber o valor da dívida, mas sim fazer com que o devedor volte a ter o seu poder de compra.

Caso você não esteja bem preparado e tente fazer a recuperação do crédito sem o apoio de especialistas, pode acabar levando a dívida para a justiça. E além de não receber, ter que pagar uma indenização para o devedor.

Nas cobranças mais difíceis, uma das melhores opções para que você possa receber, é terceirizando o processo de cobrança para uma recuperadora de crédito.

Neste caso, a empresa de recuperação de crédito contratada terá uma série de ferramentas para fazer levantamentos sobre o devedor e, com essas informações, decidir qual a melhor abordagem para cada caso.

 

Em conclusão, o processo de recuperação de crédito ajuda não somente o inadimplente a voltar ao mercado de crédito, mas também os credores e fornecedores a manter o seu bom fluxo de caixa e equilíbrio financeiro.

Tanto a cobrança de dívidas quanto a recuperação de créditos são essenciais para a estabilidade e crescimento saudável da empresa.

Por isso, se você precisa realmente se especializar na gestão de cobrança e controle da inadimplência, te convido a conhecer o meu Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos acessando agora Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

 

Voltar ao Topo