Atualizado em 11 Abril 2020

Responsabilidade na concessão de crédito

Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Certificação em cobrança de dívidas

 

Eu queria dividir com você a forma como vejo as coisas:

É a cultura do brasileiro gastar mais do que ganha. E isso não é culpa exclusiva do consumidor!

Independente do poder aquisitivo (independente de "poder" pagar), somos todos bombardeados com ofertas de produtos e serviços que prometem proporcionar qualidade de vida e bem-estar.

Neste contexto é natural acabar usando o crédito para satisfazer essa necessidade de consumo que foi criada.

Criticar esse comportamento consumista é uma tolice. Entender esse comportamento e estabelecer políticas de crédito e cobrança adequadas é o que se espera de você e de mim como gestores de crédito e cobrança.

Quando falo em políticas de crédito adequadas, não falo em aumentar o preço final para compensar as perdas com a inadimplência (esse tal de spread).

Eu estou falando de crédito responsável. Estou falando em responsabilidade na concessão de crédito.

Você já teve a impressão de que o trabalho de cobrança é um trabalho sem fim?! Parece que estamos igual a um “cachorro correndo atrás do próprio rabo”. Sem ofensas, viu ;)

Eu estou fazendo este desabafo porque todos os dias eu faço contatos de cobranças. Eu consigo receber, mas, o trabalho sempre aumenta. Não estou reclamando! Até porque, enquanto tiver cobranças para fazer, o meu emprego está garantido.

Mas, e você? Sente que o trabalho de cobrança é igual tentar secar gelo?

Eu senti isso por muito tempo, até descobrir que não se combate a inadimplência só com as ações de cobrança. A inadimplência tem que ser combatida desde a concessão de crédito. Isto precisa estar muito claro para o empresário.

Secar gelo

 

Aonde tiver crédito terá inadimplência. Se você está concedendo crédito é óbvio que vai ter inadimplência na sua carteira de crédito. Falar de inadimplência zero é uma ilusão.

O que você e eu queremos é uma inadimplência aceitável e controlável. E definitivamente, isso só é possível conseguir se você analisar e conceder crédito com qualidade.

É aqui que entra a responsabilidade na concessão de crédito.

O crédito concedido de forma irresponsável, ou seja, sem se preocupar se o cliente vai ter condições de pagar, não está prejudicando somente a sua empresa. Está prejudicando também a sociedade.

É verdade que este é um problema que não se resolve somente com a nossa atitude individual. Sendo necessário também que existam ações envolvendo o poder público.

Mas, isso não nos exime da responsabilidade.

Precisamos então aceitar que é nossa responsabilidade dizer NÃO para a concessão de crédito irresponsável.

Por isso, eu busco formar profissionais de analise de crédito mais conscientes e preparados para lidar com o problema da inadimplência.

Se você quer conhecer mais sobre o meu programa de Formação de Analistas de Crédito, então acesse agora Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos