Junte-se a 148.739 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 27 Outubro 2020
Depósito sem juros
Os devedores fazem qualquer coisa para não pagar os juros da dívida. A tática mais simples é depositar diretamente na conta corrente do credor:
O meu cliente fez o depósito de um título que já estava com instrução de protesto. Esse cliente pode exigir a carta de anuência sem me pagar os juros?
A resposta é Não. Ele não pode fazer essa exigência.
O devedor tem que pagar os juros e o valor principal da dívida para só então poder exigir a carta de anuência.
Essa é uma malandragem muito comum dos devedores. Quando recebem o aviso de cartório, correm para depositar o valor principal da dívida sem os juros.
Mas, o que o empresário não sabe, é que o artigo 354 do Código Civil prevê que se o devedor depositar um valor na nossa conta corrente, esse dinheiro deve ser usado primeiro para amortizar os juros. E só então, o que sobrar desse valor a gente vai usar para amortizar o restante da dívida.
Além disso, o devedor é responsável pelo pagamento das custas e despesas de cobrança, conforme o entendimento dos artigos 389 e 395 do mesmo Código Civil.
Portanto, você pode exigir o pagamento dos juros e das custas sem nenhum medo, porque você está exercendo o seu Direito.
Grande abraço!
Dr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos
Veja esse conteúdo em vídeo: