Atualizado em 11 Abril 2020

Pagamento em Cartório sem Juros

Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Pagamento em Cartório sem Juros

 

Um tópico postado no Fórum do site CreditoeCobranca.com, traz uma velha dúvida sobre a cobrança de juros:

É permitido por Lei cobrar juros de um cliente que pagou o título no cartório? O boleto tem um prazo de 5 dias úteis após o vencimento antes de entrar em protesto automático. Posso cobrar juros após o cliente ter pago o principal em cartório? Mara (Guarujá – SP)

A resposta é sim.

É permitido em Lei a cobrança de juros e multa após a liquidação do título em cartório.

O que tem que ficar claro é que (salvo exceções) no pagamento em cartório não são cobrados os juros e multa gerados pelo atraso no pagamento.

O que o cartório cobra a mais do devedor são somente as Custas de Protesto.

Os valores que o cartório cobra a mais do devedor não são repassados para o credor. O credor recebe somente o valor principal da dívida.

Com isso, o credor pode sim exigir o pagamento dos encargos gerados pelo não pagamento no prazo acordado.

O Código Civil, em seu artigo 407, diz: “Ainda que se não alegue prejuízo, é obrigado o devedor aos juros da mora que se contarão assim às dívidas em dinheiro, como às prestações de outra natureza, uma vez que lhes esteja fixado o valor pecuniário por sentença judicial, arbitramento, ou acordo entre as partes.”

Nos Tribunais é pacífico o entendimento de que a quitação de títulos de crédito feita perante o Cartório de Protestos não impede a posterior cobrança das parcelas referentes a correção monetária e juros não pagos no momento do resgate.

A cobrança dos juros 

Para você cobrar esses juros, basta enviar para o devedor um demonstrativo do cálculo dos juros e despesas geradas pelo atraso, e assim exigir o pagamento dos juros não pagos.

A Nota de Débito é um documento muito utilizado para essa finalidade de cobrança de juros devidos.

Para te ajudar eu criei um modelo de Nota de Débito em Excel.

Baixe o modelo neste link: Modelo de Nota de Débito para Cobrança de Juros

A nota de débito não pode ser protestada, mas, você pode emitir um boleto, com o tipo “outros”, para cobrar a nota de débito. 

Apesar de não poder protestar a nota de débito, podemos cobrar os juros judicialmente.

Devedor mal-acostumado

Muitas empresas não cobram os juros dos clientes que pagam em cartório. Na verdade, o que essas empresas estão fazendo é incentivar o devedor a continuar pagando em atraso, deixando sempre a cobrança ir para cartório.

É essa displicência do credor que faz com que tenhamos aqueles clientes que só pagam em cartório.

O profissional de cobrança não pode aceitar esse comportamento de “só pago em cartório”. Precisamos educar o devedor a pagar pontualmente e evitar as penalidades da cobrança.

Para motivar o devedor a pagar os juros devidos, você deve bloquear o crédito para novas compras enquanto os juros estiverem pendentes. Nos segmentos em que as compras são recorrentes, essa estratégia de cobrança é muito eficaz.

Grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos