Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá!

Estou organizando o departamento de cobrança da empresa onde trabalho. E aqui trabalhamos com pessoa física, e as vendas são baixas.
Meu maior problema é que a negativação no SPC não está tão eficaz, e o protesto está inviável devido os valores vendidos, fazendo com que nossa inadimplência aumente substancialmente.

Gostaria de sugestões.
Obrigado!

Respostas (4)

Creio que a política de crédito precisa ser revista, considerando-se o perfil de seus clientes e o volume de inadimplência. As vendas de valores baixos não significa que o risco de crédito seja pequeno. Uma reunião com o pessoal de crédito seria interessante para discutir o assunto. Analise o volume de vendas e o percentual de inadimplência e reveja o percentual de risco que a empresa pode assumir no momento. Tentem apertar mais a concessão do crédito.

Veja se as informações abaixo servem para você:
- Começar a cobrar com 5 dias de atraso. Quem cobra primeiro tem mais chance de receber.
- Comece a cobrar do valor mais alto.
- Discuta a possibilidade de adotar o sistema de cobrança eletrônica, que é muito bom, pois consegue cobrar em média 70 clientes por hora e não é caro.
- Apure um valor a partir do qual seja interessante negativar no SPC, ou seja, não negativar valores muito baixos, principalmente se o cliente estiver cheio de registros.
- Analise a relação custo e beneficio para registrar no SERASA.

Inadimplência alta pode ser reflexo de crédito mal administrado e ou cobrança mal trabalhada.

Boa Sorte.
José Luiz,

Não sei o porte de sua empresa. Mas, talvez um convênio com a Serasa seja de grande valia, pois, as inclusões têm um custo baixo, se sua empresa for de pequeno porte, ou seja, que não compense a parceria acima citada, e, em face do custo para o protesto, não vejo alternativa, você terá que ter uma tele cobrança ou cobrança corpo a corpo.
Primeiro você tem de avaliar a forma que você está concedendo crédito. É necessário que você crie regras para conceder crédito e pegar cheques. O cliente que tem de ter histórico e tudo mais. Pois, aumento de inadimplência, na maioria das vezes, é crédito mal concedido.
Como eu poderia ter êxito em cobrança, na área de pessoa física?
Como proceder junto aos inadimplentes do setor imobiliário (loteamentos)?

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.