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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2008-03-19
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Olá!

Estou organizando o departamento de cobrança da empresa onde trabalho. E aqui trabalhamos com pessoa física, e as vendas são baixas.
Meu maior problema é que a negativação no SPC não está tão eficaz, e o protesto está inviável devido os valores vendidos, fazendo com que nossa inadimplência aumente substancialmente.

Gostaria de sugestões.
Obrigado!
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Creio que a política de crédito precisa ser revista, considerando-se o perfil de seus clientes e o volume de inadimplência. As vendas de valores baixos não significa que o risco de crédito seja pequeno. Uma reunião com o pessoal de crédito seria interessante para discutir o assunto. Analise o volume de vendas e o percentual de inadimplência e reveja o percentual de risco que a empresa pode assumir no momento. Tentem apertar mais a concessão do crédito.

Veja se as informações abaixo servem para você:
- Começar a cobrar com 5 dias de atraso. Quem cobra primeiro tem mais chance de receber.
- Comece a cobrar do valor mais alto.
- Discuta a possibilidade de adotar o sistema de cobrança eletrônica, que é muito bom, pois consegue cobrar em média 70 clientes por hora e não é caro.
- Apure um valor a partir do qual seja interessante negativar no SPC, ou seja, não negativar valores muito baixos, principalmente se o cliente estiver cheio de registros.
- Analise a relação custo e beneficio para registrar no SERASA.

Inadimplência alta pode ser reflexo de crédito mal administrado e ou cobrança mal trabalhada.

Boa Sorte.
  1. 2008-03-26
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
José Luiz,

Não sei o porte de sua empresa. Mas, talvez um convênio com a Serasa seja de grande valia, pois, as inclusões têm um custo baixo, se sua empresa for de pequeno porte, ou seja, que não compense a parceria acima citada, e, em face do custo para o protesto, não vejo alternativa, você terá que ter uma tele cobrança ou cobrança corpo a corpo.
  1. 2008-03-27
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Primeiro você tem de avaliar a forma que você está concedendo crédito. É necessário que você crie regras para conceder crédito e pegar cheques. O cliente que tem de ter histórico e tudo mais. Pois, aumento de inadimplência, na maioria das vezes, é crédito mal concedido.
  1. 2008-03-29
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Como eu poderia ter êxito em cobrança, na área de pessoa física?
Como proceder junto aos inadimplentes do setor imobiliário (loteamentos)?
  1. 2008-08-10
  2. Cobrança
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