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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Resolvido
Quero abrir uma empresa de cobranças e, gostaria de trocar experiências sobre o assunto. Por isso, conto com a colaboração de quem está disposto a ajudar, com quem fico antecipadamente grato.
Com qual estrutura devo contar (local, número mínimo de funcionários, capital inicial, etc.).
Como posso captar clientes?
Qual seria o tipo de cobrança que mais proporciona lucro?
Existe material de apoio à concretização deste negócio (livros, vídeos, apostilas)?
Quais os conselhos para quem estaria iniciando?
Abraço a todos.
Com qual estrutura devo contar (local, número mínimo de funcionários, capital inicial, etc.).
Como posso captar clientes?
Qual seria o tipo de cobrança que mais proporciona lucro?
Existe material de apoio à concretização deste negócio (livros, vídeos, apostilas)?
Quais os conselhos para quem estaria iniciando?
Abraço a todos.
Resposta Aceita
Carlos Eduardo Souza
Resposta Aceita
Marco,
Abrir uma firma é mole, procure um contador e ele lhe dará os requisitos necessários, o difícil é fazer com que essa firma progrida, cresça e dê o resultado.
Trabalhei 9 anos em uma grande empresa de cobrança e agora abri recentemente a minha e posso te dar boas idéias, algumas delas são:
- ter uma certa experiência no ramo ou ter um profissional de confiança que tome a frente de sua empresa para lhe proporcionar o resultado positivo.
- ter capital a investir na estrutura física da empresa, ou seja, rede elétrica, lógica, telefônica, computadores, móveis, uma sala com boa localização e fácil recepção de clientes.
- iniciar sempre quando tiver alguns clientes já certos de te passarem a carteira, isso vai ocorrer com amigos ou conhecidos, caso contrário terá de ter dinheiro para girar os primeiros meses no vermelho, assumindo a despesa da empresa sem ter de onde retirar o resultado, esse prazo mínimo é de 6 meses, o certo é contar que vai ter um prejuízo de 6 meses e depois terá o retorno.
- nunca abandonar sua empresa na mão de desconhecido ou um conhecido de alto gabarito, nunca mesmo, se você não participar dos fatos diários, poderá perder o que conquistou e ainda ter o prejuízo de arcar com golpes que te aplicaram, pois sempre que você assume títulos para cobrar, assume a responsabilidade em restituí-los no caso de perda ou extravio.
- é formar uma equipe de pessoas qualificadas e com experiência mínima de 6 a 12 meses em uma mesma empresa e que não esteja muito tempo parado, esse mercado se atualiza quase que diariamente.
Respondendo a suas questões:
Captar clientes é 1º ter e poder oferecer uma boa estrutura ao cliente, passar a ele toda a sua estrutura, o que você pode lhe oferecer de forma que o convença a confiar-lhe seus títulos, o resto e = vida de vendedor, bate de porta em porta e oferece, se der deu, se não paciência, bola pra frente e bate na outra porta. Entretanto, procure oferecer a clientes que tenham uma certa estrutura e que você saiba que seus títulos não são provindos de operações ilícitas ou duvidosas.
A cobrança que mais proporciona lucro é a cobrança com bens em garantia, assim como financiamento de veículos, imóveis, eletros, desde que estejam em garantia por meio de contrato, seja de CDC, leasing ou consórcio. Porém, para quem inicia nesse ramo é quase que impossível de se conseguir uma carteira assim, o mais viável é que se comece por cobrança de cheques, promissórias, duplicatas, crediários próprios de lojas, depois de muito tempo e adquirido experiência e reconhecimento no mercado, terá de adquiri conhecimento com pessoas que estejam nesse outros ramos de bens com garantia para poder te ajudar a entrar e poder oferecer os serviços.
Quanto a material de apoio, consulte os sites de cobrança, posso lhe sugerir 2 (http://www.creditoecobranca.com) e (http://www.blatt.com.br), em ambos é só se cadastrar e navegar, não paga nada, você terá artigos, idéias e modelos de documentos e formulários.
Por hora são alguns conselhos valiosos que te dou antes de começar no negócio, se não tem conhecimento, busque o máximo possível antes de iniciar, até mesmo por ter que conhecer para conversar com os seus clientes.
Abrir uma firma é mole, procure um contador e ele lhe dará os requisitos necessários, o difícil é fazer com que essa firma progrida, cresça e dê o resultado.
Trabalhei 9 anos em uma grande empresa de cobrança e agora abri recentemente a minha e posso te dar boas idéias, algumas delas são:
- ter uma certa experiência no ramo ou ter um profissional de confiança que tome a frente de sua empresa para lhe proporcionar o resultado positivo.
- ter capital a investir na estrutura física da empresa, ou seja, rede elétrica, lógica, telefônica, computadores, móveis, uma sala com boa localização e fácil recepção de clientes.
- iniciar sempre quando tiver alguns clientes já certos de te passarem a carteira, isso vai ocorrer com amigos ou conhecidos, caso contrário terá de ter dinheiro para girar os primeiros meses no vermelho, assumindo a despesa da empresa sem ter de onde retirar o resultado, esse prazo mínimo é de 6 meses, o certo é contar que vai ter um prejuízo de 6 meses e depois terá o retorno.
- nunca abandonar sua empresa na mão de desconhecido ou um conhecido de alto gabarito, nunca mesmo, se você não participar dos fatos diários, poderá perder o que conquistou e ainda ter o prejuízo de arcar com golpes que te aplicaram, pois sempre que você assume títulos para cobrar, assume a responsabilidade em restituí-los no caso de perda ou extravio.
- é formar uma equipe de pessoas qualificadas e com experiência mínima de 6 a 12 meses em uma mesma empresa e que não esteja muito tempo parado, esse mercado se atualiza quase que diariamente.
Respondendo a suas questões:
Captar clientes é 1º ter e poder oferecer uma boa estrutura ao cliente, passar a ele toda a sua estrutura, o que você pode lhe oferecer de forma que o convença a confiar-lhe seus títulos, o resto e = vida de vendedor, bate de porta em porta e oferece, se der deu, se não paciência, bola pra frente e bate na outra porta. Entretanto, procure oferecer a clientes que tenham uma certa estrutura e que você saiba que seus títulos não são provindos de operações ilícitas ou duvidosas.
A cobrança que mais proporciona lucro é a cobrança com bens em garantia, assim como financiamento de veículos, imóveis, eletros, desde que estejam em garantia por meio de contrato, seja de CDC, leasing ou consórcio. Porém, para quem inicia nesse ramo é quase que impossível de se conseguir uma carteira assim, o mais viável é que se comece por cobrança de cheques, promissórias, duplicatas, crediários próprios de lojas, depois de muito tempo e adquirido experiência e reconhecimento no mercado, terá de adquiri conhecimento com pessoas que estejam nesse outros ramos de bens com garantia para poder te ajudar a entrar e poder oferecer os serviços.
Quanto a material de apoio, consulte os sites de cobrança, posso lhe sugerir 2 (http://www.creditoecobranca.com) e (http://www.blatt.com.br), em ambos é só se cadastrar e navegar, não paga nada, você terá artigos, idéias e modelos de documentos e formulários.
Por hora são alguns conselhos valiosos que te dou antes de começar no negócio, se não tem conhecimento, busque o máximo possível antes de iniciar, até mesmo por ter que conhecer para conversar com os seus clientes.
Respostas (16)
Marco, estou na mesma situação que você se encontrava em dezembro/2005. Estou para abrir uma empresa de cobrança. Então, o que me diz hoje com sua experiência?
No aguardo.
No aguardo.
José,
Não foi possível para mim até este momento alavancar o escritório de cobrança, mas percebi algumas coisas infrutíferas para o negócio:
a) As cobranças de títulos de pequenos valores e aqueles cujo emissor não possui qualquer bem a ser executado não compensam um esforço de cobrança. Aqueles que eu peguei resultaram em prejuízo.
b) Não obtive sucesso batendo de porta em porta nos pequenos comerciantes, pois tudo que eles tinham a me oferecer eram inadimplentes para os quais já haviam esgotado todas as medidas de cobrança.
c) Visitei algumas empresas de cobranças aqui em Rio Preto e o que percebi é que elas trabalham com grandes carteiras de cobrança de empresas que terceirizaram este setor. É aí, acho eu, que está o filão das empresas de cobrança. Entretanto, para conquistar um cliente médio, é necessária uma boa estrutura (escritório, funcionários internos e externos, computadores, softwares, telefonia avançada).
Por tais razões acabei por abandonar o projeto e estou tentando estabelecer-me somente na advocacia.
Um grande abraço, sucesso e, o mais importante: confie tudo nas mãos de Jesus. Ele tem um projeto para você e vai abrir seus olhos para este caminho.
Não foi possível para mim até este momento alavancar o escritório de cobrança, mas percebi algumas coisas infrutíferas para o negócio:
a) As cobranças de títulos de pequenos valores e aqueles cujo emissor não possui qualquer bem a ser executado não compensam um esforço de cobrança. Aqueles que eu peguei resultaram em prejuízo.
b) Não obtive sucesso batendo de porta em porta nos pequenos comerciantes, pois tudo que eles tinham a me oferecer eram inadimplentes para os quais já haviam esgotado todas as medidas de cobrança.
c) Visitei algumas empresas de cobranças aqui em Rio Preto e o que percebi é que elas trabalham com grandes carteiras de cobrança de empresas que terceirizaram este setor. É aí, acho eu, que está o filão das empresas de cobrança. Entretanto, para conquistar um cliente médio, é necessária uma boa estrutura (escritório, funcionários internos e externos, computadores, softwares, telefonia avançada).
Por tais razões acabei por abandonar o projeto e estou tentando estabelecer-me somente na advocacia.
Um grande abraço, sucesso e, o mais importante: confie tudo nas mãos de Jesus. Ele tem um projeto para você e vai abrir seus olhos para este caminho.
Prezados Amigos,
Fui gerente Adm. e Coml. de uma grande empresa de cobrança em SP. Ocorre que, todo início de atividade é muito complicado. Mas, como tudo na vida, requer muita disciplina e perseverança. Quando comecei este trabalho a empresa contava com 03 funcionários, completamente desmotivados, uma bagunça completa, por isso é necessário saber que:
1 - ao abordar uma empresa a fim de oferecer seu serviço, que você vai passar a ser um prestador de serviço, o seu cliente vai exigir de você Qualidade e Organização e nem sempre você vai “pegar papeis de 1a linha”. É natural que no começo o seu cliente irá te passar o lixo do lixo, a fim de tentar uma recuperação. Não gaste um tempo maior que o necessário, pois, fatalmente estes documentos já foram “cobrados” por outras assessorias.
2 - para que você ganhe tempo é necessário ter uma excelente ferramenta de pesquisa de dados para localização dos devedores. Sem uma base de pesquisa atualizada fica muito difícil.
3 - Se você optar em trabalhar com recuperação de cheques veja o motivo pelo qual o cheque foi devolvido. Têm algumas alíneas que são irrecuperáveis (roubo, estelionato)
4 – Obs**: lembre-se que o para o negócio dar certo, o comercial da empresa deve agir em harmonia com o pessoal da base, após a identificação de que o processo é irrecuperável, leve o borderô de devolução do parecer técnico ao cliente e peça novas cobranças com isso você estará renovando sempre “seus papeis”. Se você demorar muito, você estará sujeito a sempre pegar o “resto”. Porque, normalmente as empresas trabalham com mais de uma assessoria. Com as freqüentes visitas REPITO VOCÊ TERÁ MAIS CHANCES DE PEGAR PAPEIS NOVOS E COM MAIS FACILIDADE DE LOCALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO.
5 - CONCORDO COM O NOSSO AMIGO QUE DISSE: “NÃO DEIXE A EMPRESA NAS MÃOS DE PESSOAS DECONHECIDAS”. É UM RAMO EM QUE AS FRAUDES SÃO CONSTANTES!
6 - Procure um programa que possa lhe dar total segurança no acompanhamento do processo, e um sistema de telefonia em que possa monitorar os operadores, e caso você queira trabalhar com as FAMOSAS COBRANÇAS MASSIFICADAS, esta preocupação será redobrada. Lembre-se, as FRAUDES SÃO SEMPRE MOTIVO DE ALERTA. Pois, um valor desviado para o operador é você que responde.
Quando deixei a empresa após dois anos de atividade tínhamos 60 operadores num Call Center e operando com diversas financeiras de 1a linha.
BOA SORTE!
Fui gerente Adm. e Coml. de uma grande empresa de cobrança em SP. Ocorre que, todo início de atividade é muito complicado. Mas, como tudo na vida, requer muita disciplina e perseverança. Quando comecei este trabalho a empresa contava com 03 funcionários, completamente desmotivados, uma bagunça completa, por isso é necessário saber que:
1 - ao abordar uma empresa a fim de oferecer seu serviço, que você vai passar a ser um prestador de serviço, o seu cliente vai exigir de você Qualidade e Organização e nem sempre você vai “pegar papeis de 1a linha”. É natural que no começo o seu cliente irá te passar o lixo do lixo, a fim de tentar uma recuperação. Não gaste um tempo maior que o necessário, pois, fatalmente estes documentos já foram “cobrados” por outras assessorias.
2 - para que você ganhe tempo é necessário ter uma excelente ferramenta de pesquisa de dados para localização dos devedores. Sem uma base de pesquisa atualizada fica muito difícil.
3 - Se você optar em trabalhar com recuperação de cheques veja o motivo pelo qual o cheque foi devolvido. Têm algumas alíneas que são irrecuperáveis (roubo, estelionato)
4 – Obs**: lembre-se que o para o negócio dar certo, o comercial da empresa deve agir em harmonia com o pessoal da base, após a identificação de que o processo é irrecuperável, leve o borderô de devolução do parecer técnico ao cliente e peça novas cobranças com isso você estará renovando sempre “seus papeis”. Se você demorar muito, você estará sujeito a sempre pegar o “resto”. Porque, normalmente as empresas trabalham com mais de uma assessoria. Com as freqüentes visitas REPITO VOCÊ TERÁ MAIS CHANCES DE PEGAR PAPEIS NOVOS E COM MAIS FACILIDADE DE LOCALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO.
5 - CONCORDO COM O NOSSO AMIGO QUE DISSE: “NÃO DEIXE A EMPRESA NAS MÃOS DE PESSOAS DECONHECIDAS”. É UM RAMO EM QUE AS FRAUDES SÃO CONSTANTES!
6 - Procure um programa que possa lhe dar total segurança no acompanhamento do processo, e um sistema de telefonia em que possa monitorar os operadores, e caso você queira trabalhar com as FAMOSAS COBRANÇAS MASSIFICADAS, esta preocupação será redobrada. Lembre-se, as FRAUDES SÃO SEMPRE MOTIVO DE ALERTA. Pois, um valor desviado para o operador é você que responde.
Quando deixei a empresa após dois anos de atividade tínhamos 60 operadores num Call Center e operando com diversas financeiras de 1a linha.
BOA SORTE!
Olá amigos!
Tenho uma vasta experiência na área de cobrança. O meu objetivo é ter minha própria empresa.
Gostaria de saber como posso iniciar para abrir a mesma. É necessário ter uma faculdade para gerenciar a mesma?
Tenho uma vasta experiência na área de cobrança. O meu objetivo é ter minha própria empresa.
Gostaria de saber como posso iniciar para abrir a mesma. É necessário ter uma faculdade para gerenciar a mesma?
Olá Rosana!
Como você, trabalhei na área de cobrança por algum tempo. Ralei atrás de uma PA por 4 anos. Passado tempo, abri meu próprio escritório. No começo é muito difícil, mas, com o tempo você vai pegando força até se levantar e ficar de pé. Não existe nenhuma faculdade pra ter um escritório de cobrança. O que você precisa é conhecer passo a passo o que deve ser feito.
Abraços boa sorte
Como você, trabalhei na área de cobrança por algum tempo. Ralei atrás de uma PA por 4 anos. Passado tempo, abri meu próprio escritório. No começo é muito difícil, mas, com o tempo você vai pegando força até se levantar e ficar de pé. Não existe nenhuma faculdade pra ter um escritório de cobrança. O que você precisa é conhecer passo a passo o que deve ser feito.
Abraços boa sorte
Estou querendo abrir uma firma de cobranças, mas ainda não sei exatamente tudo o que é preciso para que a firma seja legalizada.
Além de cadastro na Junta Comercial, Receita Federal, Municipal, é preciso algum outro tipo de cadastro?
Esta firma se "encaixa" no novo "Super Simples"?
Por favor me ajudem.
Obrigada.
Além de cadastro na Junta Comercial, Receita Federal, Municipal, é preciso algum outro tipo de cadastro?
Esta firma se "encaixa" no novo "Super Simples"?
Por favor me ajudem.
Obrigada.
Estou analisando a possibilidade de abrir uma empresa de cobrança,mas tenho muitas dúvidas, uma delas é, tenho necessariamente que contar com advogado na empresa?
Ronan, geralmente os escritórios de cobranças são formados por advogados associados, mas. nada impede que você, mesmo não sendo advogado, venha a constituir um.
O maior problema seria caso numa determinada recuperação de crédito seu escritório seja acionado judicialmente, aí seria necessário arcar com despesas de uma ação que onera seu trabalho, e será necessário um advogado até mesmo para confecção de documentos para se trabalhar, como carta de anuência, contrato de prestação de serviços, procurações, termo de confissão de dívidas, etc.
Mas, tudo isso pode ser resolvido com uma boa parceria bem negociada com um escritório de advocacia.
Abraços!
O maior problema seria caso numa determinada recuperação de crédito seu escritório seja acionado judicialmente, aí seria necessário arcar com despesas de uma ação que onera seu trabalho, e será necessário um advogado até mesmo para confecção de documentos para se trabalhar, como carta de anuência, contrato de prestação de serviços, procurações, termo de confissão de dívidas, etc.
Mas, tudo isso pode ser resolvido com uma boa parceria bem negociada com um escritório de advocacia.
Abraços!
Recentemente abri um escritório de cobranças.
Conseguir os clientes não está sendo difícil para mim, pois, na minha cidade não tem escritório de cobranças. Todas empresas que visitei já me contrataram. E inclusive fiquei meio indeciso se vou atender todas, pois, só estou com 10 dias que comecei.
Por favor, alguém me ajude.
É verdade, eu sei que todo começo é difícil. Mas, se alguém poder me dar uma dica de como alavancar esse negócio.
Conseguir os clientes não está sendo difícil para mim, pois, na minha cidade não tem escritório de cobranças. Todas empresas que visitei já me contrataram. E inclusive fiquei meio indeciso se vou atender todas, pois, só estou com 10 dias que comecei.
Por favor, alguém me ajude.
É verdade, eu sei que todo começo é difícil. Mas, se alguém poder me dar uma dica de como alavancar esse negócio.
Galera,
Eu trabalho em uma advocacia especializada em cobrança há 3 anos, tenho muita experiência na área. Porém gosto do que faço, recupero mais de 50.000,00 para os clientes das carteiras que eu cuido, pois, lá tem 4 recuperadores responsáveis cada um pela sua carteira.
Conheço muita gente aqui no comércio, minha simpatia faz com que eu consiga mais e mais clientes para o escritório onde eu trabalho, até que cheguei à conclusão de que porque eu mesma não abro um escritório para mim, não é verdade?
Além de todo mundo que conheço me pedir para que isso se torne realidade, estou com muita vontade de fazer isso mesmo. Só que tenho medo, tenho praticamente nada de capital de giro. Conto com uma salinha na frente de minha casa (um cômodo separado da casa) com mesas, computadores tenho dois, internet, telefone. E clientes, é só dizer que meu plano está em prática que terei clientes, já com a ajuda de uma amiga minha que trabalhou comigo lá no escritório sendo ótima recuperadora também. Iremos trabalhar juntas, e conseguir juntas o nosso objetivo. Que é ter realmente a parte da cobrança das empresas terceirizadas, e pra isso estamos aqui (RS). Não sou advogada, me formei a alguns meses em Administração de Empresas, mas já tenho tudo certo na minha cabeça, vou conversar com uma amiga advogada, para que quando não der certo o acordo de títulos no amigável, se ela pega para acionar e distribuir pra mim. Ficando assim mais focada na parte dos acordos amigáveis, com recebimentos mais rápidos, sem constrangimentos.
Acham que tenho chances de dar certo? Ou seria uma furada?
Eu trabalho em uma advocacia especializada em cobrança há 3 anos, tenho muita experiência na área. Porém gosto do que faço, recupero mais de 50.000,00 para os clientes das carteiras que eu cuido, pois, lá tem 4 recuperadores responsáveis cada um pela sua carteira.
Conheço muita gente aqui no comércio, minha simpatia faz com que eu consiga mais e mais clientes para o escritório onde eu trabalho, até que cheguei à conclusão de que porque eu mesma não abro um escritório para mim, não é verdade?
Além de todo mundo que conheço me pedir para que isso se torne realidade, estou com muita vontade de fazer isso mesmo. Só que tenho medo, tenho praticamente nada de capital de giro. Conto com uma salinha na frente de minha casa (um cômodo separado da casa) com mesas, computadores tenho dois, internet, telefone. E clientes, é só dizer que meu plano está em prática que terei clientes, já com a ajuda de uma amiga minha que trabalhou comigo lá no escritório sendo ótima recuperadora também. Iremos trabalhar juntas, e conseguir juntas o nosso objetivo. Que é ter realmente a parte da cobrança das empresas terceirizadas, e pra isso estamos aqui (RS). Não sou advogada, me formei a alguns meses em Administração de Empresas, mas já tenho tudo certo na minha cabeça, vou conversar com uma amiga advogada, para que quando não der certo o acordo de títulos no amigável, se ela pega para acionar e distribuir pra mim. Ficando assim mais focada na parte dos acordos amigáveis, com recebimentos mais rápidos, sem constrangimentos.
Acham que tenho chances de dar certo? Ou seria uma furada?
Quero abrir uma empresa de cobrança.
Me ajudem! Por onde começo?
Tendo em vista que eu adoro o que faço que é cobrar então decidi ganhar agora para mim, não mais para empresas que eu trabalhei.
Me ajudem!
Me ajudem! Por onde começo?
Tendo em vista que eu adoro o que faço que é cobrar então decidi ganhar agora para mim, não mais para empresas que eu trabalhei.
Me ajudem!
Eu trabalho na área há muitos anos e percebi que não adianta se você não tiver uma carteira grande de cobrança como um Itaú, Uma Magazine Luiza. Não adianta investir em uma mega infra estrutura e sim iniciar aos poucos. Iniciei sozinho mesmo em casa onde tinha uma mesa de escritório, um fax, um computador e um fone.
Captei meu primeiro cliente e comecei a ter resultado com ele, foi no ramo de ótica, pois ao pesquisar descobrir que muitas empresas do ramo de vista trabalha com crediário próprio.
Então. logo foram cheques, notas promissórias e muito mais.
A Conceito Consultoria hoje conta com uma carteira grande de um franqueado e graças a Deus está indo bem e outros credores estão chegando.
Grande abraço a todos que querem iniciar no ramo. Sucesso!
Qualquer coisa estamos aqui.
Sid
Captei meu primeiro cliente e comecei a ter resultado com ele, foi no ramo de ótica, pois ao pesquisar descobrir que muitas empresas do ramo de vista trabalha com crediário próprio.
Então. logo foram cheques, notas promissórias e muito mais.
A Conceito Consultoria hoje conta com uma carteira grande de um franqueado e graças a Deus está indo bem e outros credores estão chegando.
Grande abraço a todos que querem iniciar no ramo. Sucesso!
Qualquer coisa estamos aqui.
Sid
Bom dia!
Confio muito nos benefícios da elaboração de um plano de negócio para quem está iniciando, ajuda bastante deixar formalizado todo planejamento, pensar como a empresa irá funcionar antes mesmo de existir, mesmo que depois sejam realizadas alterações, porém as vantagens sempre irão existir.
Sou formado em Administração de Empresas com MBA Marketing e Recursos Humanos, durante 3 anos trabalhei em empresa de cobrança e percebi que o principal foco que o gestor necessita possuir é na gestão de pessoas, através de:
Programa de motivação;
Treinamentos;
Forma de Comunicação;
Monitoração.
Quando falo que o foco não nas pessoas, não digo porque isso é “bonitinho” ou é “modinha”, mais existem diversas formas de fazer com que as pessoas façam as coisas acontecerem .
Um Exemplo:
Um dos grandes problemas que a empresa de cobrança enfrenta é a desatenção dos executivos de cobrança durante o trabalho, as famosas conversas paralelas.
Possíveis soluções:
1 - Ser ditador e impor de forma grosseira a realização do trabalho, utilizando da ameaça? O resultado poderia até ser alcançado (Maior foco dos executivos de cobrança) porém com base em desmotivação.
2 - Ou desenvolver um programa de premiações diárias, que utilizará os eventos de cobrança para avaliação da quantidade e qualidade dos contatos/recebimentos e consequentemente premiação dos melhores resultados. O resultado seria uma competição saudável entre eles e aumento do foco no trabalho.
Resumindo: Um único problema e duas formas diferentes de resolver.
Os executivos de cobrança são os principais realizadores dos processos:
Realizam as negociações;
Alimentam o sistema com informações;
As vezes até reclamam (Saiba identificar os motivos e lidar com isso;
Empresa de prestação de serviço possui essa característica, além de processos estruturados e formalizados, necessitam desenvolver mecanismos para contratar, motivar, treinar, manter e monitorar os colaboradores, conforme é sugerido por Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas, que todos esses passos na gestão de pessoas são importante para a vida do colaborador na sua empresa e retorno financeiro para a organização.
Confio muito nos benefícios da elaboração de um plano de negócio para quem está iniciando, ajuda bastante deixar formalizado todo planejamento, pensar como a empresa irá funcionar antes mesmo de existir, mesmo que depois sejam realizadas alterações, porém as vantagens sempre irão existir.
Sou formado em Administração de Empresas com MBA Marketing e Recursos Humanos, durante 3 anos trabalhei em empresa de cobrança e percebi que o principal foco que o gestor necessita possuir é na gestão de pessoas, através de:
Programa de motivação;
Treinamentos;
Forma de Comunicação;
Monitoração.
Quando falo que o foco não nas pessoas, não digo porque isso é “bonitinho” ou é “modinha”, mais existem diversas formas de fazer com que as pessoas façam as coisas acontecerem .
Um Exemplo:
Um dos grandes problemas que a empresa de cobrança enfrenta é a desatenção dos executivos de cobrança durante o trabalho, as famosas conversas paralelas.
Possíveis soluções:
1 - Ser ditador e impor de forma grosseira a realização do trabalho, utilizando da ameaça? O resultado poderia até ser alcançado (Maior foco dos executivos de cobrança) porém com base em desmotivação.
2 - Ou desenvolver um programa de premiações diárias, que utilizará os eventos de cobrança para avaliação da quantidade e qualidade dos contatos/recebimentos e consequentemente premiação dos melhores resultados. O resultado seria uma competição saudável entre eles e aumento do foco no trabalho.
Resumindo: Um único problema e duas formas diferentes de resolver.
Os executivos de cobrança são os principais realizadores dos processos:
Realizam as negociações;
Alimentam o sistema com informações;
As vezes até reclamam (Saiba identificar os motivos e lidar com isso;
Empresa de prestação de serviço possui essa característica, além de processos estruturados e formalizados, necessitam desenvolver mecanismos para contratar, motivar, treinar, manter e monitorar os colaboradores, conforme é sugerido por Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas, que todos esses passos na gestão de pessoas são importante para a vida do colaborador na sua empresa e retorno financeiro para a organização.
Sid Camposescreveu:
Eu trabalho na área há muitos anos e percebi que não adianta se você não tiver uma carteira grande de cobrança como um Itaú, Uma Magazine Luiza. Não adianta investir em uma mega infra estrutura e sim iniciar aos poucos. Iniciei sozinho mesmo em casa onde tinha uma mesa de escritório, um fax, um computador e um fone.
Captei meu primeiro cliente e comecei a ter resultado com ele, foi no ramo de ótica, pois ao pesquisar descobrir que muitas empresas do ramo de vista trabalha com crediário próprio.
Então. logo foram cheques, notas promissórias e muito mais.
A Conceito Consultoria hoje conta com uma carteira grande de um franqueado e graças a Deus está indo bem e outros credores estão chegando.
Grande abraço a todos que querem iniciar no ramo. Sucesso!
Qualquer coisa estamos aqui.
Sid
Uma dúvida. Pretendo começar na carteira de cheques, porém a faixa de atraso eh de mais de 6 meses. A cobrança amigável pode ocorrer normalmente, ou por ter passado prazo de prescrição ha alguma restrição?
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