Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Quero abrir uma empresa de cobranças e, gostaria de trocar experiências sobre o assunto. Por isso, conto com a colaboração de quem está disposto a ajudar, com quem fico antecipadamente grato.
Com qual estrutura devo contar (local, número mínimo de funcionários, capital inicial, etc.).
Como posso captar clientes?
Qual seria o tipo de cobrança que mais proporciona lucro?
Existe material de apoio à concretização deste negócio (livros, vídeos, apostilas)?
Quais os conselhos para quem estaria iniciando?
Abraço a todos.

Respostas (9)

Estou analisando a possibilidade de abrir uma empresa de cobrança,mas tenho muitas dúvidas, uma delas é, tenho necessariamente que contar com advogado na empresa?
Ronan, geralmente os escritórios de cobranças são formados por advogados associados, mas. nada impede que você, mesmo não sendo advogado, venha a constituir um.

O maior problema seria caso numa determinada recuperação de crédito seu escritório seja acionado judicialmente, aí seria necessário arcar com despesas de uma ação que onera seu trabalho, e será necessário um advogado até mesmo para confecção de documentos para se trabalhar, como carta de anuência, contrato de prestação de serviços, procurações, termo de confissão de dívidas, etc.

Mas, tudo isso pode ser resolvido com uma boa parceria bem negociada com um escritório de advocacia.

Abraços!
Recentemente abri um escritório de cobranças.

Conseguir os clientes não está sendo difícil para mim, pois, na minha cidade não tem escritório de cobranças. Todas empresas que visitei já me contrataram. E inclusive fiquei meio indeciso se vou atender todas, pois, só estou com 10 dias que comecei.

Por favor, alguém me ajude.

É verdade, eu sei que todo começo é difícil. Mas, se alguém poder me dar uma dica de como alavancar esse negócio.
Galera,

Eu trabalho em uma advocacia especializada em cobrança há 3 anos, tenho muita experiência na área. Porém gosto do que faço, recupero mais de 50.000,00 para os clientes das carteiras que eu cuido, pois, lá tem 4 recuperadores responsáveis cada um pela sua carteira.

Conheço muita gente aqui no comércio, minha simpatia faz com que eu consiga mais e mais clientes para o escritório onde eu trabalho, até que cheguei à conclusão de que porque eu mesma não abro um escritório para mim, não é verdade?

Além de todo mundo que conheço me pedir para que isso se torne realidade, estou com muita vontade de fazer isso mesmo. Só que tenho medo, tenho praticamente nada de capital de giro. Conto com uma salinha na frente de minha casa (um cômodo separado da casa) com mesas, computadores tenho dois, internet, telefone. E clientes, é só dizer que meu plano está em prática que terei clientes, já com a ajuda de uma amiga minha que trabalhou comigo lá no escritório sendo ótima recuperadora também. Iremos trabalhar juntas, e conseguir juntas o nosso objetivo. Que é ter realmente a parte da cobrança das empresas terceirizadas, e pra isso estamos aqui (RS). Não sou advogada, me formei a alguns meses em Administração de Empresas, mas já tenho tudo certo na minha cabeça, vou conversar com uma amiga advogada, para que quando não der certo o acordo de títulos no amigável, se ela pega para acionar e distribuir pra mim. Ficando assim mais focada na parte dos acordos amigáveis, com recebimentos mais rápidos, sem constrangimentos.

Acham que tenho chances de dar certo? Ou seria uma furada?
Quero abrir uma empresa de cobrança.

Me ajudem! Por onde começo?

Tendo em vista que eu adoro o que faço que é cobrar então decidi ganhar agora para mim, não mais para empresas que eu trabalhei.

Me ajudem!
Eu trabalho na área há muitos anos e percebi que não adianta se você não tiver uma carteira grande de cobrança como um Itaú, Uma Magazine Luiza. Não adianta investir em uma mega infra estrutura e sim iniciar aos poucos. Iniciei sozinho mesmo em casa onde tinha uma mesa de escritório, um fax, um computador e um fone.

Captei meu primeiro cliente e comecei a ter resultado com ele, foi no ramo de ótica, pois ao pesquisar descobrir que muitas empresas do ramo de vista trabalha com crediário próprio.

Então. logo foram cheques, notas promissórias e muito mais.

A Conceito Consultoria hoje conta com uma carteira grande de um franqueado e graças a Deus está indo bem e outros credores estão chegando.

Grande abraço a todos que querem iniciar no ramo. Sucesso!

Qualquer coisa estamos aqui.

Sid
Bom dia!

Confio muito nos benefícios da elaboração de um plano de negócio para quem está iniciando, ajuda bastante deixar formalizado todo planejamento, pensar como a empresa irá funcionar antes mesmo de existir, mesmo que depois sejam realizadas alterações, porém as vantagens sempre irão existir.

Sou formado em Administração de Empresas com MBA Marketing e Recursos Humanos, durante 3 anos trabalhei em empresa de cobrança e percebi que o principal foco que o gestor necessita possuir é na gestão de pessoas, através de:

Programa de motivação;
Treinamentos;
Forma de Comunicação;
Monitoração.

Quando falo que o foco não nas pessoas, não digo porque isso é “bonitinho” ou é “modinha”, mais existem diversas formas de fazer com que as pessoas façam as coisas acontecerem .
Um Exemplo:

Um dos grandes problemas que a empresa de cobrança enfrenta é a desatenção dos executivos de cobrança durante o trabalho, as famosas conversas paralelas.

Possíveis soluções:

1 - Ser ditador e impor de forma grosseira a realização do trabalho, utilizando da ameaça? O resultado poderia até ser alcançado (Maior foco dos executivos de cobrança) porém com base em desmotivação.

2 - Ou desenvolver um programa de premiações diárias, que utilizará os eventos de cobrança para avaliação da quantidade e qualidade dos contatos/recebimentos e consequentemente premiação dos melhores resultados. O resultado seria uma competição saudável entre eles e aumento do foco no trabalho.

Resumindo: Um único problema e duas formas diferentes de resolver.
Os executivos de cobrança são os principais realizadores dos processos:

Realizam as negociações;
Alimentam o sistema com informações;
As vezes até reclamam (Saiba identificar os motivos e lidar com isso;

Empresa de prestação de serviço possui essa característica, além de processos estruturados e formalizados, necessitam desenvolver mecanismos para contratar, motivar, treinar, manter e monitorar os colaboradores, conforme é sugerido por Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas, que todos esses passos na gestão de pessoas são importante para a vida do colaborador na sua empresa e retorno financeiro para a organização.
Sid Camposescreveu:

Eu trabalho na área há muitos anos e percebi que não adianta se você não tiver uma carteira grande de cobrança como um Itaú, Uma Magazine Luiza. Não adianta investir em uma mega infra estrutura e sim iniciar aos poucos. Iniciei sozinho mesmo em casa onde tinha uma mesa de escritório, um fax, um computador e um fone.

Captei meu primeiro cliente e comecei a ter resultado com ele, foi no ramo de ótica, pois ao pesquisar descobrir que muitas empresas do ramo de vista trabalha com crediário próprio.

Então. logo foram cheques, notas promissórias e muito mais.

A Conceito Consultoria hoje conta com uma carteira grande de um franqueado e graças a Deus está indo bem e outros credores estão chegando.

Grande abraço a todos que querem iniciar no ramo. Sucesso!

Qualquer coisa estamos aqui.

Sid
Uma dúvida. Pretendo começar na carteira de cheques, porém a faixa de atraso eh de mais de 6 meses. A cobrança amigável pode ocorrer normalmente, ou por ter passado prazo de prescrição ha alguma restrição?

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