Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. Segunda, 05 Abril 2004
  3.  Assinar via e-mail
Trabalho em uma empresa de cobrança e tenho a seguinte dúvida : Se ligo no local de trabalho do devedor e deixo recado junto ao depto. pessoal da empresa, posso dizer, além do meu telefone para que o devedor retorne, o nome da empresa na qual trabalho? Pergunto isso porque a cidade onde atuamos é pequena e praticamente todos relacionam o nome da minha empresa com cobrança, uma vez que somos praticamente a única especializada nesse seguimento em nossa região. Ao dizer o nome da minha empresa, isso poderia ocasionar um processo contra meu escritório por constrangimento ou uma ação judicial, qualquer que fosse, que poderia prejudicar-nos?
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
O senhor praticamente já tem a resposta.

Em um exemplo análogo, temos a cobrança enviada pelo serviço de correio, que não deve trazer componentes que a relacionem com uma correspondência de cobrança.

Considerando que sua atividade está restrita a cobrança de dívidas, um telefonema de sua empresa sempre será relacionado com um contato de cobrança.
Considerando que a empresa atua em uma pequena comunidade, sendo portanto, seu objeto (cobrança de dívidas) de conhecimento público. O ideal é não informar o nome da empresa, limitando-se a informar apenas que se trata de assunto de interesse do devedor. Com poucas exceções, as empresas de cobrança adotam esta prática.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Prezado Snr. Cláudio,
tenho por norma na minha empresa de cobranças não procurar o devedor em seu local de trabalho e também telefonar.
Utilizamos convites por escrito dirigidos à residência e em envelopes que não revelem o propósito da correspondência. Dessa forma, não corremos o risco de respondermos alguma ação de indenização por dano moral e material.
Adv Freddy Gondin
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Infelizmente as leis,hoje protegem cada vez mais os inadimplentes. São várias as regras para a cobrança correta, porém se você apenas utilizar desses meios será mais difícil receber o devido. Na minha empresa, ligo para o local de trabalho, encaminho até funcionário na loja do devedor para que esse seja cobrado. Mas, para isso, chamo o devedor para fora do seu local de trabalho, ou seja na rua) e sem mais ninguém por perto o notifico de seu débito. Pode até caber uma ação de danos morais, porém será muito difícil um juiz em estado normal deferir em pró do devedor, pois não houve exagero, e a dívida é indiscutível.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Depoimento

De um modo geral o curso foi muito proveitoso e gratificante. Gostei de ter participado e espero poder fazer outros cursos.

27/07/2018

Depoimento

Parabéns, ótimo curso!

24/08/2018

Depoimento

Gostei muito do método e explicações do curso. Aprendi técnicas e dicas novas que estou aplicando em meu trabalho.
Eu recomendo.


08/03/2015