Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Alguma empresa já o pressionou para liberar uma venda antes mesmo da confirmação do crédito em extrato bancário ?

Resposta Aceita

Este problema também já aconteceu na empresa que trabalho.

Foi efetuado um depósito em cheque, porém não liberamos, visto que geralmente os clientes que compram à vista antecipado tem problema de crédito na praça.

Encontramos uma alternativa para estes clientes implantando a venda com cartão de crédito, tem tido bons resultados, pois o cliente pode comprar a prazo normalmente, a área comercial se sentiu satisfeita em atender este tipo de cliente, e nosso risco de inadimplência neste caso é zero.

Respostas (4)

Isso normalmente acontece. Só que tivemos vários problemas com clientes que depositam em cheque, para agilizar a liberação da mercadoria, e o cheque acaba voltando. O que confirma que só podemos liberar após a compensação.
Geralmente é o Comercial quem insiste na liberação, porem, quando todos tem seu papel bem definido, a liberação não é feita a menos que o responsável comercial assuma a responsabilidade pela liberação.
No meu caso, em função do tempo de casa, sempre tive um bom respaldo da diretoria e acionistas.
Se pagamento com cheque: na empresa que trabalho a venda neste sentido, a mercadoria só é liberada após a compensação do cheque.

Mas, nos coloquemos no lugar do cliente: com certeza não me comprometeria com valor em espécie se o produto não estive disponível no momento, e sim usaria essa estratégia de compra/venda, com isso, "amarra-se" o processo.

Outra alternativa é cartão de crédito, pois a financeira nos paga á vista.

Forte abraço,
Wellingon - Analista de Crédito e Cobrança - CDC

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.