Junte-se a 150.635 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Temos alguns clientes inadimplentes, que não mostram interesse em pagar a divida.
Mas, esta comprando com pagamento antecipado, posso não liberar o pedido e usar o pagamento antecipado para baixar a divida?
Resposta Aceita
Olá, Valeria!
Esse é um problema muito comum nas empresas que vendem a prazo. O cliente inadimplente, precisando de mercadorias, tenta comprá-las à vista, ou com pagamento antecipado, sem pagar suas dívidas anteriores.
O fornecedor fica com uma impressão negativa desse cliente, porque ele não mostra a intenção de pagar a dívida. A área de crédito pensa que o cliente não é confiável e que não respeita os acordos estabelecidos.
Reter o pagamento de uma compra à vista para amortizar uma dívida antiga pode parecer justo, mas não é o correto.
O problema é que existe um pedido de compra formalizado, cujo pagamento efetuado corresponde exatamente a esse pedido. Com base nisso, o cliente pode contestar na justiça a retenção desse valor.
Mesmo que a possibilidade do cliente reclamar na justiça seja remota, é um risco que o fornecedor tem que considerar antes de tomar esse tipo de medida.
Portanto, não é recomendável usar pagamentos antecipados de compras à vista para cobrir dívidas antigas de clientes inadimplentes, sem o seu consentimento. Isso pode prejudicar a relação com o cliente e prejudicar a reputação da empresa como fornecedor.
Além disso, se o valor da compra à vista é menor que o valor da dívida, a atitude de reter arbitrariamente o pagamento a vista, vai inviabilizar a negociação do pagamento do restante da dívida.
A melhor abordagem é conversar com o cliente inadimplente, explicar a situação e chegar a um acordo justo e aceitável.
Por exemplo, permitir que o cliente continue fazendo compras à vista com pagamento antecipado, desde que pague um percentual da dívida a cada compra realizada, é um acordo que funciona na maioria dos casos.
É importante que as condições sejam claras e acordadas antes de qualquer ação ser tomada.
Grande abraço!
Respostas (1)