Evitar e Combater a Inadimplência

 

Quando surge o problema da inadimplência na nossa empresa, a primeira coisa que a gente pensa em fazer é sair correndo para cobrar os devedores.

Sim. Precisamos cobrar os devedores. Mas, antes de tudo precisamos entender qual é a origem dessa inadimplência.

De nada adianta só cobrar os devedores e deixar a inadimplência continuar fora do controle.

É isso que eu chamo de tentar “Secar o chão” sem consertar o vazamento.

Você precisa secar o piso, porque isso é necessário. Mas se você não consertar o vazamento, vai continuar molhando tudo de novo.

Isso porque, no final das contas a cobrança serve para combater a inadimplência. A cobrança sozinha não vai tratar a origem da inadimplência.

Portanto, a cobrança é uma medida importante que precisamos tomar. Mas, ao mesmo tempo, devemos tratar o mal pela raiz. Descobrindo e eliminando a origem da inadimplência.

Para evitar o descontrole da inadimplência precisamos ter uma rotina de análise de crédito. Toda venda a prazo deve ser submetida a uma análise de crédito.

Com o trabalho de análise de crédito podemos identificar a origem do problema da inadimplência e adotar medidas efetivas para evitar o seu descontrole.

O risco de inadimplência sempre vai existir para quem vende a prazo.

Por isso, é obrigação de quem vende a prazo ter os seus processos de análise de crédito e de cobrança de dívidas bem definidos.

Guarde esses conceitos:

  • Iremos usar a Cobrança de Dívidas para combater a inadimplência;
  • Vamos usar a Análise de Crédito para evitar a inadimplência.

Se você quer aprender novas estratégias de cobrança, então te convido a conhecer o Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos, acessando agora Esse Link

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

Veja esse conteúdo em vídeo:

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha