Junte-se a 148.903 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 26 Fevereiro 2023
Informar aos clientes as regras de pagamento
Chegamos a décima postagem da nossa série de 30 postagens sobre gestão de cobranças. Hoje vamos falar sobre a importância de informar aos clientes as regras de pagamento.
Muitas vezes a falta de clareza sobre as regras do relacionamento financeiro pode levar à impontualidade nos pagamentos.
Quando não deixamos claro as nossas expectativas, damos margem para que o cliente se comporte livremente.
Por exemplo, se não informamos quais são as penalidades da falta de pagamento, alguns clientes não vêm problema em atrasar alguns dias, o que pode prejudicar a saúde financeira da nossa empresa.
No entanto, muitos fornecedores não expõem claramente as regras e penalidades da falta de pagamento porque não querem incomodar o cliente. Isso é um erro, pois quando não deixamos claro o que é importante para nossa empresa, o cliente pode se eximir do compromisso de seguir as regras.
Por isso, é necessário definir as regras de relacionamento financeiro e informá-las aos clientes logo no início do relacionamento. Podemos citar como exemplos de regras:
- para nós pagar no vencimento é importante;
- nós cobramos juros e multa em caso de atraso;
- podemos cobrar no primeiro dia de atraso;
- iremos bloquear o crédito em caso de atraso;
- podemos negativar a dívida após 15 dias de atraso;
- podemos protestar a dívida após 30 dias de atraso;
- iremos reduzir o limite de crédito em caso de atraso; e
- podemos cobrar a dívida por meio de uma empresa terceirizada ou pelo departamento jurídico.
Muitos fornecedores têm receio de informar as regras e penalidades para seus clientes, com medo de parecerem rudes ou insensíveis. Mas estamos apenas sendo profissionais, objetivos e transparentes com o cliente.
Além disso, informar as regras vai ajudar a empresa a evitar problemas futuros e manter um relacionamento comercial saudável e duradouro com o cliente.
Quando o cliente sabe das regras, ele entende que existem consequências para a falta de pagamento, e se torna mais responsável.
Se você decidir seguir essa dica, não fique surpreso ao receber um contato do cliente se desculpando porque não vai conseguir pagar no vencimento.
Espero que essas dicas sejam úteis para você.
Não deixe de conferir as postagens anteriores e acompanhar as próximas postagens aqui no site ou nas minhas redes sociais.
Um grande abraço!
Dr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos