Atualizado em 15 Setembro 2021

Cobrança online ou cobrança digital

Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Cobrança online ou cobrança digital

 

A cada ano que passa aumenta a necessidade do empreendedor ter que se reinventar e adaptar as suas estratégias para conseguir acompanhar as exigências do mercado.

É evidente que quem se recusa a mudar, vai acabar sendo deixado para trás.

Principalmente agora que a tecnologia permite realizar transações instantâneas, facilitando o processo de compra, venda e pagamento.

Mesmo que uma empresa não tenha nada de digital na relação com os clientes, com certeza os seus clientes já estão vivendo uma experiência digital com outras empresas e serviços do mercado.

Provavelmente, os seus clientes usam Netflix, tem um conta em um banco digital, chamam carro por aplicativo e fazem muitas outras coisas no mundo digital.

Mesmo com toda essa inovação a inadimplência continua atingindo os consumidores e as empresas.

Neste contexto, parece loucura não fazer a cobrança com a mesma tecnologia, no mesmo ambiente virtual e com as mesmas ferramentas que estão disponíveis no mundo digital.

O sentimento que temos é de que precisamos acompanhar esse novo comportamento de consumo e essa nova forma de se relacionar com o mundo.

A diferença entre a cobrança online e a cobrança digital

É muito provável que nas suas cobranças, você já esteja usando o e-mail, o WhatsApp, e até mesmo as redes sociais.

Esta forma de cobrança já é uma cobrança online.

Mas, então o que diferencia ela de uma cobrança verdadeiramente digital?

A diferença está na automação dessa cobrança.

Se houver uma pessoa digitando, enviando e respondendo as mensagens para os devedores, estamos falando de uma cobrança tradicional feita por um canal de comunicação digital. E isso é basicamente uma cobrança online.

Neste formato de interação, temos um limite da capacidade de abordagens que podemos fazer.

Se estivermos falando de um processo totalmente automatizado, em que automaticamente são identificados os atrasos, enviadas as mensagens e tratadas as respostas, estaremos falando de um processo totalmente digital em que não existe um limite de capacidade de acionamentos de cobrança.

Portanto, os pontos fundamentais dessa diferenciação estão ligados à necessidade de interferência humana e a capacidade de escala do processo.

Se você já faz a cobrança online, o próximo passo é transformá-la em uma cobrança digital.

Mas para isso, precisamos primeiro entender como funciona a cobrança digital, quais são os cuidados que precisamos tomar e se realmente ela pode trazer alguma vantagem para nossa empresa.

Como se adaptar ao processo de cobrança digital

Muitos gestores e empresários ainda tem dificuldade em mudar os seus processos de cobrança, eles têm dificuldade de aderir aos novos métodos.  

E isso é normal, porque toda mudança envolve um risco de erros e falhas, especialmente durante o período de aprendizagem.

Nós sabemos que a cobrança digital traz soluções inovadoras, que podem ajudar no processo de recebimento das dívidas, e também, na otimização do trabalho da equipe de cobrança.

Não é segredo que com a ajuda da tecnologia diversos processos podem ser automatizados, liberando mais tempo para o gestor e para a sua equipe de cobrança, permitindo focar naquelas tarefas que precisam de mais atenção no decorrer do dia.

O problema é que se a cobrança digital for implementada de forma errada e sem uma preparação, pode gerar mais dor de cabeça do que benefícios. Por isso, é necessário se organizar e definir uma estratégia antes de colocar o plano em prática.

E para se sair bem nessa empreitada, é preciso que você já tenha um processo de cobrança bem estruturado, para podermos definir quais etapas desse processo podem ser feitas de forma digital.

Se você ainda não tem uma rotina de cobrança, com um padrão de trabalho bem definido, eu então recomendo que você comece primeiro pela régua de cobrança.

De acordo com as necessidades da sua empresa você primeiro vai elaborar a sua régua de cobrança, para depois adicionar as etapas de cobrança digital.

Para entender melhor como funciona uma régua de cobrança e ter acesso a um modelo gratuito, sugiro você acessar o artigo Régua de Cobrança para Acabar com a Inadimplência.

Cuidados com a cobrança digital

Antes de começarmos a usar os recursos digitais para fazer as cobranças, precisamos estar cientes de alguns pontos importantes.

Primeiro, não importa se a cobrança é digital ou se a cobrança é analógica, agir com respeito ao cliente continua sendo indispensável.

Uma cobrança abusiva, ou uma abordagem despreparada, pode gerar uma série de problemas legais para a sua empresa.

Portanto, esta mesma regra vale tanto para um profissional de cobrança quanto para um chatbot programado para conversar com os devedores.

Deste modo, na cobrança online ou na cobrança digital devemos seguir o que diz o Código de Defesa do Consumidor no seu artigo 42: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Outro ponto importante é conhecer a fundo o canal de comunicação que iremos usar para cobrança.

Mesmo que não exista impedimento legal para fazer a cobrança através das redes sociais e dos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, precisamos conhecer bem as funcionalidades de cada uma dessas ferramentas para não fazer nenhuma bobagem durante a cobrança.

Em que situações você deve usar a cobrança digital

A cobrança digital está sendo muito utilizada para complementar os métodos tradicionais de cobrança, especialmente para automatizar as atividades mais repetitivas e que podem ser padronizadas.

Se você todos os dias têm na sua rotina o procedimento de verificar os boletos que foram pagos, identificar quais contas ficaram em aberto e enviar um e-mail para esses clientes que ainda não fizeram o pagamento, então essa atividade tem um padrão de execução que pode ser automatizado e pode ser totalmente digital, sem a intervenção humana.

Criar uma automação que faça estas verificações e o disparo diário dos e-mails é um exemplo de cobrança digital que vai otimizar o seu processo de trabalho.

Veja algumas etapas da jornada de cobrança que podem ser realizadas de forma digital:

  • Lembretes de pagamento (na cobrança preventiva);
  • Notificação de atraso ao devedor (até 3 dias após o vencimento);
  • Reenvio de boletos;
  • Acompanhamento do cumprimento de acordos;
  • Avisos de negativação.

Caso você não saiba como montar os seus e-mails de cobrança, eu tenho alguns modelos disponíveis para você usar. Basta conferir o artigo Modelo de Email de Cobrança!

Em um nível mais avançado de digitalização, podemos ir além das notificações automatizadas, passando a usar robôs ou chatbots para interagir com o devedor, o que pode permitir lidar com as solicitações mais corriqueiras que os clientes apresentam durante as cobranças.

Quais outras vantagens da cobrança digital?

Agora que sabemos como aderir à cobrança digital, quais cuidados tomar e em que situações o seu uso é recomendado, você ainda pode estar se perguntando quais as vantagens que ela tem.

Logo de cara, podemos destacar o aumento da agilidade, eficiência e assertividade que a automação de diversas atividades traz para a empresa, aliviando parte do processo tradicional de cobrança.

Com a automatização das mensagens de cobrança e seguindo uma régua de cobrança adequada, é possível atingir uma redução no atraso dos pagamentos, que acredite, em muitos casos acontecem por desatenção do cliente ou falta de um aviso extra do credor.

Também podemos destacar a redução nos custos operacionais de cobrança. Um dos maiores exemplos que podemos destacar é o custo de telefonia, que poderá ser substituído pelos canais digitais.

Podemos concluir que se aplicada com organização e responsabilidade, a cobrança digital é uma ferramenta que pode facilitar muito a vida do gestor e sua equipe de cobrança.

Nestes tempos em que as novas tecnologias e métodos de cobrança estão sempre surgindo, ficar para trás não faz parte do pensamento do empreendedor e do gestor de sucesso.

Precisamos estar preparados e com os nossos processos organizados para que possamos nos adaptar às mudanças do mercado financeiro e utilizar todas as ferramentas de recuperação de crédito.

Seja na cobrança online ou na cobrança digital, a capacitação profissional é um grande diferencial para o sucesso no combate da inadimplência.

Aprender a usar as medidas de cobrança de forma estratégica é o objetivo do Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

Conheça o conteúdo completo do curso acessando Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos