Junte-se a 149.495 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 16 Novembro 2024
Vender é bom, não receber é péssimo
Pequenos empreendedores sabem bem o quanto dói não receber o pagamento pelo serviço que foi prestado ou pelo produto que foi entregue.
Na hora de vender, eles mostram empatia e confiam no cliente que pede para pagar no fiado. Mas são justamente esses empreendedores que mais sofrem com a inadimplência, porque um único prejuízo pode comprometer toda a margem de lucro do mês.
O cliente que não paga um pequeno comércio ou vendedor autônomo, muitas vezes, já tem o hábito de atrasar os compromissos. Ele se especializa em dar desculpas, em se esconder e em dar uma canseira no credor.
Empreendedores que já sentiram na pele a dor da inadimplência, hoje preferem pagar a taxa da maquininha de cartão do que correr o risco de receber depois. Gato escaldado tem medo de água fria.
No mundo dos negócios, é preciso ter profissionalismo.
Exigir a assinatura de uma promissória, um contrato ou até um recibo de entrega ou execução do serviço, não significa que não confiamos no cliente. Na verdade, essas medidas protegem tanto o empreendedor quanto o cliente, e garantem que o acordo seja cumprido de forma justa e segura.
Dr. Denis Siqueira
Galeria
Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas