Junte-se a 148.903 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 12 Março 2023
Indicadores de inadimplência e desempenho na cobrança de dívidas
Esta é a postagem 23 da nossa série de 30 postagens sobre cobrança de dívidas.
E hoje falamos da utilização de indicadores de inadimplência e desempenho na cobrança de dívidas.
Os indicadores fornecem informações valiosas que permitem medir, controlar e definir metas de desempenho na cobrança de dívidas.
De forma didática, podemos dividir os indicadores em 3 tipos distintos:
Indicadores da própria inadimplência
Esse tipo de indicador vai ser usado para medir o grau de inadimplência atual.
É possível fazer uma segmentação da situação da dívida, do tempo de atraso, das faixas de atraso, first payment default, perdas e outras variáveis.
Esses indicadores nos ajudam a identificar tendências e prever problemas antes que eles se tornem grandes demais para serem solucionados.
Indicadores de comportamento da carteira
São indicadores que nos ajudam a entender melhor como a inadimplência se comporta na nossa carteira de clientes devedores.
Além de analisar a evolução dos indicadores de inadimplência, podemos apurar o tempo médio de atraso, a taxa de rolagem, eficiência na recuperação, entre outros.
É importante acompanhar esse tipo de indicador para identificar padrões de atraso e ajustar as estratégias de cobrança de acordo com esses padrões.
Indicadores de desempenho do trabalho de cobrança
Permitem avaliar a eficiência da equipe e identificar possíveis pontos de melhoria.
Podemos medir os índices de recuperação, o tempo de resposta das ações tomadas, os custos envolvidos na operação e outros indicadores relacionados diretamente ao trabalho operacional dos profissionais de cobrança como tempo médio de atendimento, o número de acionamentos, entre outros.
Com base nesses indicadores, é possível definir metas de desempenho globais para a carteira, expectativas de desempenho para as estratégias e também para a equipe de cobrança.
Para ilustrar, imagine que um determinado grupo de clientes esteja com um alto índice de inadimplência. Ao analisar o comportamento dessa carteira, podemos identificar que esses clientes costumam pagar somente em cartório.
Para melhorar a recuperação dessas dívidas, podemos ajustar nossas estratégias de cobrança. Uma opção seria reduzir o tempo de envio ao protesto para esse segmento específico de clientes. Dessa forma, podemos aumentar nossa eficiência na recuperação dessas dívidas.
É fundamental que esses indicadores sejam monitorados regularmente e que a equipe de cobrança seja treinada para interpretá-los corretamente. Somente assim será possível tomar decisões estratégicas mais assertivas e melhorar o desempenho da equipe e da carteira de clientes devedores.
Compartilhe com seus amigos e colegas, e vamos juntos mostrar a importância do trabalho dos profissionais de crédito e cobrança para as empresas.
Grande abraço!
Dr. Denis Siqueira
Galeria
Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas