Junte-se a 149.463 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Criado em 16 Março 2023
Fidelização e retenção de clientes na cobrança de dívidas
Chegamos na postagem 26 da nossa série de 30 postagens sobre cobrança de dívidas!
E hoje quero falar sobre um assunto muito importante para as empresas: a fidelização e retenção de clientes na cobrança de dívidas.
Esse é um tema que merece atenção especial, porque pode fazer toda a diferença para o crescimento e sustentabilidade da sua empresa.
Muitas vezes, quando pensamos em cobrança de dívidas, imaginamos uma abordagem agressiva e impessoal, em que o único objetivo é receber o pagamento o mais rápido possível. No entanto, quem usa essa estratégia está destruindo a relação com esses clientes.
Mas por que é tão importante fidelizar e reter clientes na cobrança de dívidas?
Primeiramente, porque conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual. Ou seja, investir na fidelização de clientes é financeiramente mais vantajoso do que simplesmente se livrar dos clientes impontuais.
Imagine a seguinte situação: um cliente atrasa o pagamento de uma dívida e é abordado de forma agressiva e impessoal pelo departamento de cobrança.
Ele se sente desrespeitado e humilhado, e decide encerrar o relacionamento com a empresa, mesmo que já tenha realizado outras compras anteriormente e tivesse a intenção de continuar como cliente.
Esse é apenas um exemplo dos efeitos negativos de uma abordagem inadequada na cobrança de dívidas.
Além de perder um cliente, a empresa também pode ter a sua reputação no mercado prejudicada, porque um cliente ofendido e humilhado tem uma enorme disposição para espalhar críticas negativas nas redes sociais e em outros canais de comunicação.
Por isso, é fundamental que a empresa comece sempre adotando uma abordagem mais empática e flexível na hora de cobrar uma dívida. E somente usar uma postura mais firme quando for estritamente necessário.
Não podemos esquecer que o cliente mau caráter, que não paga porque não quer, é uma minoria. Ele não representa toda a nossa carteira de clientes.
E para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre a fidelização e retenção de clientes na cobrança de dívidas, conheça o conteúdo completo do curso avançado de cobrança e recuperação de créditos.
Grande abraço!
Dr. Denis Siqueira
Galeria
Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas