Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Código de Defesa do Consumidor: punindo os maus cobradores

Chegamos na postagem 24 da nossa série de 30 postagens sobre cobrança de dívidas!

E hoje falamos sobre o Código de Defesa do Consumidor, o CDC.

O CDC é uma importante legislação que estabelece direitos e deveres nas relações de consumo, com o objetivo de proteger o consumidor de práticas abusivas e garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos no mercado.

No entanto, é comum haver uma certa confusão em relação aos objetivos do CDC, especialmente quando se trata da cobrança de dívidas.

Por muitos anos a cobrança de dívidas foi feita por pessoas despreparadas, e isso causou tantos estragos na relação com consumidores, que foi necessário criar Leis que protegessem o consumidor e limitassem a ação dos cobradores.

Portanto, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Código de Defesa do Consumidor não foi criado exclusivamente para proteger os devedores.

Na verdade, ao estabelecer regras claras para a cobrança de dívidas, proibindo práticas abusivas, o CDC está punindo os maus cobradores.

Os credores têm garantido o seu direito de receber o pagamento das dívidas que lhes são devidas, basta fazê-lo de forma legal e respeitosa, sem violar os direitos dos consumidores.

O problema é que na visão do devedor qualquer contato de cobrança já é um constrangimento.

Por isso, mais importante que aprender o que não se pode fazer na cobrança, é entender tudo que podemos fazer, dentro da Lei, para exercer nosso direito de receber a dívida.

E para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o direito de receber, conheça o conteúdo completo do curso avançado de cobrança e recuperação de créditos.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira

Galeria

Galeria de Post sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas