Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Abordagem cordial e profissional na cobrança de dívidas

Esta é a sétima postagem da nossa série sobre estratégias de cobrança.

Hoje, vamos falar sobre a importância de uma abordagem cordial e profissional na cobrança para manter a boa imagem da empresa e estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente.

A forma como a cobrança é realizada pode ter um grande impacto na relação entre a empresa e os seus clientes.

Uma abordagem ríspida, rude, impaciente, agressiva ou desrespeitosa pode prejudicar a imagem da sua empresa e afetar negativamente a relação com os seus clientes, além de gerar mais resistência na cobrança.

Alguns credores ainda insistem em usar uma abordagem rude e desrespeitosa. Muitas vezes, por desconhecimento dos efeitos na sua imagem e nas relações.

Já outros credores acreditam que a cobrança precisa ser agressiva para que obtenham resultados. Mas na realidade, isso pode afastar o cliente e inviabilizar o recebimento da dívida.

Uma abordagem cordial e profissional, por outro lado, pode ser muito eficaz, porque ajuda a estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente, elimina resistências e hostilidades, além de demonstrar que a empresa se preocupa com a satisfação e o bem-estar do cliente. Essa abordagem pode incluir o uso de uma linguagem respeitosa e empática, e a disposição em ouvir e compreender a situação do cliente.

Também é verdade que em certos momentos será necessário ser firme e objetivo na comunicação, especialmente quando o devedor não entende a seriedade do assunto.

Infelizmente algumas pessoas não conseguem distinguir entre ser firme e assertivo com ser desrespeitoso e agressivo na comunicação. Isso vale para os dois lados, tanto para o credor quanto para o devedor.

Mas, a responsabilidade por ajustar a comunicação é sempre do credor. Por isso, devemos desenvolver habilidade no uso da comunicação assertiva e da comunicação não violenta.

Por fim, é importante ressaltar que a abordagem cordial e profissional na cobrança deve ser adotada por todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. E, também, por terceiros que falam em nome do credor, como as empresas de cobrança e advogados.

Não se esqueça de conferir as postagens anteriores e ficar atento para as próximas dicas de estratégias de cobrança.

Até a próxima!

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira

Galeria

Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas