Junte-se a 133.638 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Crédito
  2. 2008-02-16
  3.  Assinar via e-mail
Preciso de informação mais definida entre juros nominais e reais, por quem é definido cada um e quando posso aplicá-lo?
Resposta Aceita Pending Moderation
JURO COMPOSTO - Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal, mas também sobre os juros obtidos em relação ao principal nos períodos anteriores. No cálculo de juro composto, o juro obtido em um período é incorporado ao principal no período seguinte.

JURO DE MORA - Também conhecido como juro de atraso, o termo define as taxas de juros cobradas pelas administradoras de cartão de crédito no caso de atraso de pagamento. Também pode ser aplicado nos contratos em geral como forma de proteger o prestador de serviço contra o atraso nos pagamentos. Distinto da multa de mora que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como sendo de no máximo 2%.

JURO LEGAL - Previsto no novo Código Civil, trata-se do juro autorizado por lei, que é determinado segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.

JURO NOMINAL - Quando se fala em taxa de juros existem duas formas de se expressá-las. A primeira inclui a correção monetária do valor emprestado e é chamada de taxa nominal, a segunda não inclui esta variação e é denominada taxa real de juros. Em geral as taxas oferecidas nas principais modalidades de financiamento são expressas em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação no período.

JURO REAL - Termo que se refere a uma das duas formas de se expressar uma taxa de juros, a outra sendo a taxa nominal. A taxa real de juros é determinada como sendo a taxa que incide sobre um empréstimo (ou financiamento) sem incluir a correção monetária do montante emprestado. Para obter a taxa de juros real deve-se descontar a correção monetária da taxa de juros nominal. Em condições de inflação zero os juros real e nominal são iguais.

JURO ROTATIVO - Termo usado principalmente na indústria de cartão de crédito. O juro rotativo é o juro cobrado pelo atraso no pagamento da sua fatura de cartão de crédito, ou sobre a diferença financiada, no caso de você ter optado pelo pagamento mínimo da fatura.

JURO SIMPLES - Ao contrário do juro composto, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do principal (ou montante) do empréstimo ou aplicação.

JURO SOBRE CAPITAL PRÓPRIO - Uma das formas de remuneração que uma empresa pode dar aos seus acionistas, a outra sendo o pagamento de dividendos. Ao contrário dos dividendos, que são distribuídos com base no lucro do ano corrente, os juros sobre capital próprio são pagos com base no lucro retido pela empresa nos anos anteriores.


Abraços Aguinaldo
  1. 2008-03-01
  2. Crédito
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo