Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Muitos de meus clientes entram em contato comigo alegando o não recebimento dos boletos bancários, mas por uma incrível coincidência isso sempre acontece após o vencimento da parcela e às vezes muito tempo depois do vencimento. Ele esbraveja e diz que não vai pagar juros e que não sabia do vencimento. Eu como não tenho como provar se ele está dizendo a verdade ou não acabo cedendo e peço para ele fazer um depósito sem incidência dos juros pelo atraso.
Minha pergunta é a seguinte: o cliente pode ficar isento dos juros com esse argumento? Existe uma forma de me resguardar contra esse tipo de atitude? Esse tipo de atitude tem acontecido com muita freqüência? E o que mais me intriga é que eu não recebo os supostos boletos de volta pelo correio. Pelo que eu sei, todas as correspondências que não são entregues aos destinatários são devolvidas ao remetente, e as boletas que são devolvidas pelo correio para mim não chegam a 1% do que é enviado, ao passo que o índice de reclamações dessa natureza é muito maior.
Quero salientar que na NF constam todos os vencimentos e valores de cada parcela, por isso o cliente não pode argumentar que não sabia dos vencimentos.
Deve haver uma maneira de prevenir esse tipo de ação pois se todo cliente que atrasar alegar que não recebeu boletos isso vai virar uma prática usual e uma maneira de não pagar no vencimento.

Leandro

Respostas (1)

Bom dia pessoal. Percebi que todos que responderam acima estão falando como vendedores. Eu estou na outra ponta, de quem não recebeu o boleto e o título foi para protesto. Os correios está um caos, estão atrasando todas as minhas faturas, todos sabem a situação atual do Correio. Algumas contas que eu já conheço as datas de vencimento, como os cartões de crédito, eu sei que tenho que pagar, entro no site e baixo as faturas. Fora isso, eu recebo pelo menos umas 20 notas fiscais por dia, não tenho como ficar lendo o corpo delas para saber os vencimentos, e só consigo lançar no sistema depois que estou com tudo em mãos, nota fiscal e boleto. E também porque confio que o boleto "deva" chegar antes do vencimento.
Entrei em contato com o vendedor, pedi para que fosse emitido um novo boleto com nova validade e sem juros para pagamento, mas eles não cederam, e encaminharam para protesto. O que eu quero saber é se só com o recebido da nota fiscal já é suficiente para a cobrança? No boleto tem o campo para assinar o recebimento, mas o vendedor não tem esse documento assinado.
Depois que liguei o gerente até disse que ia retirar minha empresa do faturamento, como se fosse culpa minha.

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