Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Trabalho em uma empresa no ramo de AUTO PEÇAS carga pesada, nossos cliente são Pessoas Física e Jurídica, a maioria são grandes transportadoras.

Não tinha experiência na área e acabei aprendendo na prática.

Minha função se resume apenas a isso, análise de crédito e também auxilio na cobrança, mas as vezes o movimento está parado. Como posso mostrar serviço em dias assim? O que fazer com o tempo ocioso? Existe algum tipo de relatório que eu possa elaborar? Novos cadastros, meta de vendedores, retorno de cobranças, etc...?

Respostas (4)

Obrigado Renato, vou formular esses relatórios com certeza! Qualquer ajuda e dica é sempre bem vinda!
Fabiola,

O ideal é você aproveitar o tempo livre para produzir através de relatórios de acompanhamento, assim podendo ter uma gestão do quanto você está produzindo, se está melhorando ou piorando, os pontos a serem atingidos.

Sugiro você criar dois relatórios em Excel:
- um relatório de inadimplência (títulos vencidos a mais de 90 dias) confrontando com o valor que você tinha a receber nos noventa dias atrás. Você pega por exemplo o valor total que você ainda não recebeu de dezembro/2011 e dividir pelo valor total que tinha a receber no mesmo mês (vencidos e pagos) o resultado você multiplica por 100, isso lhe dará o percentual de inadimplência de sua empresa.

Formula: Vlr em aberto do mês / Vlr total a recebe do mês * 100 = percentual de inadimplência.

- Outro relatório de prazo médio de recebimento, onde você vai separar os valores que você recebeu no mês anterior em safras. por exemplo pegue o mês de fevereiro e coloque o total que recebeu antes do vencimento, total no vencimento, total com atÉ 5 dias de atraso, total com até 10 dias de atraso, total até 15 e por fim mais de 15 dias. Com esse relatório você vai poder saber como está a saúde dos seus recebimentos; se está recebendo em dia e podendo definir pontos a serem corrigidos.

Esses relatórios você deverá alimentar sempre que possível e usar como ferramenta para apresentar sua produtividade ao seu superior e suas atitudes para melhorias.
Ok! Concordo que assim eu posso aprender mais! Porém, eu gostaria de mostrar que o meu setor esta desenvolvendo! através de relatórios e pesquisas!

Assim além de aprender, eu desenvolvo a função de acordo com a necessidade da empresa.
Olá!

Eu faço as mesmas funções que você. Quando não tenho cadastros ou cobranças diárias, faço cobranças de títulos protestados ou procuro meus colegas de trabalho para ajudá-los em algum outro processo, assim aprendo outras coisas.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.