Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Caros Amigos

Trabalho como Analista de Crédito em uma grande empresa de gases para a área medicinal, que atende tanto pessoas físicas, jurídicas, como órgãos públicos.

Do meu ponto de vista, a análise de crédito feita por aqui é muito simples e mecânica. Recolhemos os dados do EQUIFAX EMPRESARIAL somente e colocamos alguns dados em nosso sistema, como: Quantidade de Fornecedores, Valor total de títulos pagos, Quantidade de cheques sem fundo (independente do valor), Quantidade de protestos (independente do valor) e Quantidade de ações.

Com esses dados o sistema gera um rating, informando se o cliente é de Risco Alto, Médio ou Baixo, ou se é aprovado ou não.

Muitas vezes fico sem saber o que fazer, pois vejo que o cliente pode ser aprovado e o sistema não aprova e muita vezes o sistema aprova e analisando a fundo, vejo que o cliente não é dos melhores.

Como deve ser uma análise de crédito eficaz, tendo em vista que trabalho com grandes órgãos públicos e grandes hospitais? Alguém possui alguma ferramenta em Excel ou Access que gere um rating eficaz? É correto utilizar somente o EQUIFAX?

Obrigado!
Max Martins

Respostas (3)

Prezado,

Na minha opinião, este método de análise e totalmente superficial. Pois, há outras evidências diferente de números que poderão ter forte influência sobre a empresa em questão, neste caso é aconselhável interferir em situação que sabemos que ocasionarão transtornos para nós.

Até mais.
Olá,

Essas ferramentas são muito boas. Porém muito "quadradas" para o nosso sistema atual.
O que eu sugiro realmente é uma análise do cliente, não só dos números, mas, sim, da região que ele atua, das referências comercias, do ramo que ele abrange, dos clientes que ele tem (se ele vende por licitações, por exemplo. A garantia de recebimento é alta porém o prazo é de no mínimo 03 meses).
E com certeza, dentro dos "C"s do crédito, o mais importante é o caráter.
É muito mais fácil receber de uma pessoa com caráter e sem crédito do que de uma com crédito e sem caráter.
A análise é efetuada da seguinte maneira em nossa empresa: documentos exigidos são Contrato social e última alteração ou consolidado, referências comercial e bancária (mínimo 3), balanço do último ano e valor de faturamento mensal.
Para clientes novos, independente da análise, solicitamos um adiantamento no pagamento (para criar histórico) e, o restante, faturado (exemplo: 0/28 dias, 0/28/35 dias, etc).
Partindo dos dados analisados, costumamos inserir 20% de seu faturamento mensal como límite de crédito (exemplo: média de faturamento mensal de R$ 1.000.000 = Limite: 200.000)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.