Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá!

Gostaria de informações de como é o procedimento para montar um empresa de empréstimo de crédito. Quais as instituições financeiras que posso iniciar. Qual a forma de lucro (franquia ou porcentagem). Qual o investimento inicial, etc... Espero que vocês possam ajudar.

Atenciosamente,

Jorge

Respostas (1)

Jorge, boa tarde!

Tudo vai depender de como você quer trabalhar.

Se a sua empresa será, ela mesma, a financiadora do empréstimo, ou seja, o funding (o risco) será próprio, ou a empresa será a intermediária do empréstimo.

Se o risco for 100% da sua empresa, você deverá criar uma financeira que terá que atender todas as exigência do Banco Central, é uma documentação extensa e terá que ter a aprovação do Banco Central. Todas as informações necessárias você poderá conseguir no site do Banco Central, ou então buscar a ajuda de um consultor especializado em abertura de financeiras / Bancos. Se desejar, posso indicar alguns.

Se a empresa for uma intermediária na negociação, ou seja, será a representante de uma financeira ou de um Banco não há necessidade de atender as regras do Banco Central. Você poderá contatar as financeiras para fazer o contrato de parceria. Existem financeiras e/ou bancos que só atendem empréstimos consignados.

Existem também financeiras e administradoras de cartões de crédito que trabalham em forma de franquia.

Faça uma pesquisa na internet que você encontrará esse tipo de empresa facilmente.

O Bancreci, Credmax, etc. são alguns exemplos de franquias.

Marta Sanches

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.