Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Bom dia!
Fui contratado recentemente por uma empresa, e estou precisando enviar algumas cartas para os clientes de 2003 solicitando o comprovante de pagto. da dívida.
Como são débitos muito antigos e possuo valores antigos também em minha conta de adiantamento de clientes, tenho um certo receio de como elaborar esta carta para não gerar nenhum problema judicial pra minha empresa.
Existe a possibilidade de me enviar algum modelo de carta de cobrança nesse sentido.
Agradeço desde já a total ajuda de todos.
Atenciosamente.

Victor Hugo Fonseca

Respostas (8)

Não mande carta de cobrança.

Se o volume não for muito grande, faça um contato telefônico. Alegue que se trata de uma auditoria interna.

Se a quantidade de verificações for grande, elabore uma carta seguindo o mesmo conceito de uma Circularização de Auditora. Você só pede a confirmação das informações, não cobra o cliente.
No caso de cheques sem fundo, se você não está tendo retorno na cobrança por telefone, então deve contratar um cobrador com boas referências e experiência para cobrar esses clientes de uma forma mais fria e direta para tentar reduzir o problema de inadimplência. Nesse mundo de dívidas, cobranças e cobradores, o cliente precisa se sentir intimidado e as empresas não podem se deixar intimidar pelo cliente.
Beijinhos, Tchau!
Bom dia!
Estou precisando de um modelo de carta de cobrança amigável para poder enviar ao clientes com uma faixa de atraso até 30dd. Pode me sugerir alguma?
Sou de uma empresa de serviços, uma escola de cursos, e gostaria de saber qual assunto devemos colocar no AR (Aviso de Recebimento) ao enviar uma carta cobrança ao aluno inadimplente.

Obrigada!
A carta é um dos meios de cobrança que não podemos - nem devemos - descartar.

Pelo seu baixo custo, nós aqui usamos para o primeiro passo, já que com apenas poucos cliques, geramos dezenas, centenas de etiquetas e as respectivas cartas. Portanto, é a cobrança que chamamos de EM QUANTIDADE.

Em muitos casos, dá retorno. Nos que não dá, então passamos aos passos seguintes os quais, por sua natureza, são mais trabalhosos e onerosos os quais são: cobrança telefônica, depois a via pessoalmente até chegar na via judicial, via tribunal de mediação e arbitragem.

Por isto, nas cobranças em que tivemos êxito via carta, economizamos tempo, dinheiro e energia para empregarmos então nas demais alternativas.

Espero ter contribuído com minha simples opinião, sempre respeitando a dos demais opinadores.

Abraços,

Carlos
Pessoal, bom dia!

Há muito tempo tentamos negociar com um cliente referente a uma dívida que tem conosco, mas, ele alega sempre estar com dificuldades financeiras para saldá-la.

Agora queremos tentar enviar uma carta propondo um acordo para quitação desta dívida. Vocês teriam algum modelo de carta propondo acordo?

Desde já, agradeço a atenção.
Bom dia à todos!

Gostaria de saber se eu posso fazer uma carta de cobrança e pedir para um representante da empresa entregar a mesma no local de trabalho do inadimplente, e com a seguinte condição: será entregue em forma de carta e pronto. Ou seja, o representante leva e entrega sem mencionar que é uma cobrança.

Isso pode ser feito? Tem alguma legislação que proíba esta prática?
Oi, boa tarde!

Estou implementando Renegociação por carta de cobrança e gostaria de saber sobre a legislação de tal procedimento, sei que não pode conter informações do débito no exterior da carta, mas, com relação as outras normas, tenho dúvidas.

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