Junte-se a 133.135 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2011-12-21
  3.  Assinar via e-mail
Oi, boa tarde! Trabalho em uma empresa na qual está sendo um pouco consecutiva a atuação de um avalista em compras. Por Exemplo: Um cliente que tem cadastro na empresa, traz um amigo para comprar em seu nome, porém quando atrasa a resposta geralmente é a seguinte: “Vou falar com ele sobre esta dívida”• Como posso me prevenir? E que termo de responsabilidade devo usar para então deixar ciente de que o avalista tem total responsabilidade da conta? Você tem algum exemplo?
Resposta Aceita Pending Moderation
Boa Tarde! Emprestar nome para um terceiro se beneficiar de crédito é crime, conhecido como estelionato, pelo uso de “laranja”. A pessoa que adquiriu o débito é o responsável e deve pagar por ele, mesmo que um terceiro tenha usado dos benefícios. Caso a pessoa tente se eximir, apresente ao devedor o artigo 171 do Código Penal Brasileiro, pois ele induziu o credor ao erro ao fornecer documentos próprios para beneficio de um terceiro que não teria crédito. Configura-se má fé e estelionato. Abraço, Anderson Ribeiro.
  1. 2012-03-22
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Na verdade você cedeu o crédito indiretamente a uma pessoa sem crédito na praça. Porém, você deve dar prosseguimento no processo de cobrança enviando o titulo a cartório, Serasa, SPC, etc. Assim, a pessoa que deu o nome, e com certeza está limpo, pagará a dívida e cobrará do real comprador.
  1. 2012-02-16
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo