Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Temos um grande problema com relação a pagamentos feitos com cheques de terceiro.
Alguns de nossos clientes depositam em nossa conta vários cheques de terceiros para pagamento de uma única duplicata e, às vezes, um desses cheques é devolvido por falta de fundos ou outro motivo qualquer.
O problema é que o cliente que faz isso não nos informa quando faz isso e ficamos sem saber nem de quem se trata, quando recebemos o cheque devolvido pelo Banco.

Gostaria de saber se alguém que já passou por esse problema tem alguma idéia ou sugestão de como posso solucionar esse problema e quais os cuidados que preciso ter ao receber um cheque de terceiro.

Obrigado!

Leandro

Respostas (3)

Eu aconselho a mudar a forma de recebimento, usando boletos bancários, é muito mais prático e menos incômodo.
É necessário ter controle dos cheques de terceiros e só aceitá-los se o cliente for pessoa que você já conheça. Exemplo: Pago a um fornecedor com cheques de meus clientes, mas, tenho que informá-lo do valor de cada cheque, além de colocar carimbo da empresa que trabalho atrás. Se o cheque voltar, como já aconteceu, o fornecedor me avisa, acertamos tudo. Simples. Mas isso só funciona com um fornecedor que já compro há mais de 12 anos. Talvez isso não sirva para o seu caso.
O importante é deixar bem claro aos seus clientes que esse tipo de pagamento não é aceito sem uma consulta prévia aos cheques. Se você liberar este pagamento, avise o cliente que ele deve colocar o cheque nominal a ele e atrás endossar à você.
Sendo assim, você saberá que aquele cheque da “Maria” foi depositado pelo “João”.
Sempre monitore sua conta e não deixe que o cheque fique engavetado. Apareceu na conta hoje, amanhã você já deve iniciar a cobrança.

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