Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

A antiga responsável pelo departamento de cobrança que trabalho, me criticou mais o meu superior, porque não existe reclamações sobre nós na ouvidoria da empresa onde trabalho. Ela diz que, se não a reclamações dos credores é porque nós temos corpo mole e não estamos do lado da instituição.
O que vocês acham disso?

Abraços e muito sucesso!

Respostas (6)

Sou novo no setor e a opinião de vocês é muito importante.
É claro que há vários meios de agir. Se você usa as palavras certas na hora da cobrança, não há porque ser rígido, mesmo porque, a questão de não haver reclamações na ouvidoria, na minha opinião, não justifica.
Obrigado pela resposta! Se tiver algumas dicas para quem está começando no setor seria grato.

Sucesso,

Willians
Meu caro, a cobrança tem que ser técnica e não agressiva. Você tem que saber enfatizar o pagamento ao cliente mostrando à ele a total consciência do débito, para então, o mesmo realizar o pagamento.
A cobrança agressiva enseja ações judiciais por parte dos devedores. Portanto, maximize sua carteira, atinja suas performances de forma sábia.

Abraços,

Thiago Ribeiro
Acho um equívoco completo de seus superiores a expectativa de reclamação dos clientes, na verdade não se deve esperar nem elogios, e sim cumprimento de metas e planejamento constante para obtenção de resultados crescentes.
Há um novo processo de cobrança se consolidando, baseado no bom atendimento e métodos não agressivos de persuasão. Infelizmente, muitos supervisores e chefes ainda se baseiam no velho estilo agressivo e ameaçador que hoje resultam em apenas uma conseqüência: ações judiciais contra as assessorias.

Espero ter ajudado.

Conselho: continue seu trabalho com ética e determinação e logo os resultados engolirão estas opiniões retrógradas.
Você já analisou os resultados alcançados?
Comparou com o parâmetro da empresa?

Com esses dados você vai ter a resposta para tudo. Se o resultado for positivo está tudo no caminho e se for outro, talvez falte o foco no método de buscar o resultado.

Obs. Truculência e falta de educação não obtêm resultados, tudo depende de estratégias para buscar o ideal.

Abraços!

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.