Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Acho um absurdo o que os cartórios do estado da Bahia estão fazendo.

Tenho vários clientes para protestar e não consigo.

Alguém tem alguma idéia, de como resolver este problema?

Respostas (12)

Tive um problema com o cartório na Bahia. Foi uma burocracia fora do comum...

O que ocorre, é por que lá os cartórios são gerenciados pelo Estado (órgão público já viu, né) não existe um dono do cartório ganhando...

Ouvi falar que há uma pressão grande, e por isso, não são protestados.
Na Bahia, inclusive, há casos de devedores que entram na justiça solicitando que a Serasa não informe nas consultas se há restrições.
Poderiam explicar o que realmente esta ocorrendo com os cartórios na Bahia?

Não está claro.

No aguardo,

Carlos Méndez Clark
Bom Dia!

O problema existe no estado da Bahia e é crônico. Nossa empresa presta serviços de cobrança e nossos clientes têm muitos devedores naquele estado.

NOSSA SOLUÇÃO: realizamos um contrato com a Serasa. E quando o cliente está inadimplente, cadastramos na base. O valor é muito menor que o de protesto em cartório e o cadastro é bem mais efetivo.
Estive recentemente em um encontro com varias empresas para discutir crédito e cobrança e o assunto foi a dificuldade em protestar títulos na Bahia.
Uma das saídas encontradas por essas empresas foi a utilização do PEFIN (Serasa), que independente de cartório, o cliente é negativado.

Att.
Carlos, o que está acontecendo é que os cartórios da Bahia não aceitam protestos por banco nem correio, só pessoalmente. Ou seja, não querem protestar ninguém.

Eu sou de São Paulo, e não vou até Bahia para fazer um protesto. E não tem nenhum órgão competente que nos ajude a receber.

Dessa forma, ficamos no prejuízo.

Só no Brasil para acontecer essas coisas...
Olá pessoal, bom dia!

Também estou com o mesmo problema. Os cartórios do estado da Bahia não protestam títulos através de arquivos.
Os clientes que temos aqui em Goiânia estão deitando e rolando por conta disso.

Gostaria de saber se alguém sabe algum método de registro de títulos.

Obrigado!
Difícil trabalhar quando se encontra uma barreira que parece mais com uma Conivência que favorece aos Devedores...

Às vezes me pergunto, porque acho que existe um "protecionismo" aos devedores? - mas deixa quieto.

Opções para resolver isso, utilizar o SCPC e Serasa, menor custo, facilidade em incluir e retirar o Devedor do apontamento.

Outra opção é fazer contato com alguém que possa fazer o trabalho e comparecer ao cartório e realizar o apontamento ao cartório de Salvador.

Boa sorte a todos,

Abraços,

Carlos Méndez Clark.
O caso lá é sério mesmo! Tanto para incluir como para baixar.

Estou tentando há muitos dias baixar um protesto de um cliente, e toda vez que o cliente chega ao cartório com todos os documentos solicitados por eles, exigem outros documentos. Documentos que nunca outro cartório solicitou.

Pedi a ele que me informasse o número do telefone, e o cartório simplesmente disse que não informam telefone e nem passam o e-mail.
Será que não existe nenhum órgão competente que possa nos ajudar? A Bahia pode fazer isso, se negar a protestar os clientes, e fica tudo bem?

Têm muitas empresas prejudicadas por essa ação dos cartórios (incluindo a minha) e não temos a ajuda de absolutamente ninguém.
Realmente, como já esclarecido pelos colegas, os cartórios da Bahia tratam-se de órgãos do governo, o que praticamente inviabiliza o protesto. Também sugiro o registro da pendência financeira.
O caso está muito mais sério.

Antes eram algumas cidades da Bahia. Mas, parece que agora é em todo o estado, pois, nem em Salvador eu estou conseguindo protestar.
Caros Colegas,

Realmente a ação de protestar junto aos cartorios da Bahia esta agravante. Trabalho com cobranças á 02 anos, Nossa empresa abrange todo o Brasil e á Bahia é o Unico Estado que nos dá dores de cabeça quanto a Inadimplencia sem protesto.

recentemente tentamos de todas as formas protestar um cliente em Serra do Ramalho - BA, porem ao entrar em contato com o Cartorio o mesmo informou que era necessario um Requerimento, um Funcionario da empresa aprensentar estes ao Cartorio para que ai fosse VALIDADO a possibilidade de protestar, Fora que apenas Duplicata Mercantil poderiam estar sendo Protestadas.

É algo vergonhoso, O "Estado" parece estar favorecendo aos devedores.

A Unica solução encontrada pela empresa foi abrir um contrato direto com a Serasa, para assim não haver necessidade de depender de cartorios para as ações contra devedores.

Sucesso A Todos.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.