Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Acho um absurdo o que os cartórios do estado da Bahia estão fazendo.

Tenho vários clientes para protestar e não consigo.

Alguém tem alguma idéia, de como resolver este problema?

Respostas (12)

Caros Colegas,

Realmente a ação de protestar junto aos cartorios da Bahia esta agravante. Trabalho com cobranças á 02 anos, Nossa empresa abrange todo o Brasil e á Bahia é o Unico Estado que nos dá dores de cabeça quanto a Inadimplencia sem protesto.

recentemente tentamos de todas as formas protestar um cliente em Serra do Ramalho - BA, porem ao entrar em contato com o Cartorio o mesmo informou que era necessario um Requerimento, um Funcionario da empresa aprensentar estes ao Cartorio para que ai fosse VALIDADO a possibilidade de protestar, Fora que apenas Duplicata Mercantil poderiam estar sendo Protestadas.

É algo vergonhoso, O "Estado" parece estar favorecendo aos devedores.

A Unica solução encontrada pela empresa foi abrir um contrato direto com a Serasa, para assim não haver necessidade de depender de cartorios para as ações contra devedores.

Sucesso A Todos.
O caso está muito mais sério.

Antes eram algumas cidades da Bahia. Mas, parece que agora é em todo o estado, pois, nem em Salvador eu estou conseguindo protestar.
Realmente, como já esclarecido pelos colegas, os cartórios da Bahia tratam-se de órgãos do governo, o que praticamente inviabiliza o protesto. Também sugiro o registro da pendência financeira.
Será que não existe nenhum órgão competente que possa nos ajudar? A Bahia pode fazer isso, se negar a protestar os clientes, e fica tudo bem?

Têm muitas empresas prejudicadas por essa ação dos cartórios (incluindo a minha) e não temos a ajuda de absolutamente ninguém.
O caso lá é sério mesmo! Tanto para incluir como para baixar.

Estou tentando há muitos dias baixar um protesto de um cliente, e toda vez que o cliente chega ao cartório com todos os documentos solicitados por eles, exigem outros documentos. Documentos que nunca outro cartório solicitou.

Pedi a ele que me informasse o número do telefone, e o cartório simplesmente disse que não informam telefone e nem passam o e-mail.
Difícil trabalhar quando se encontra uma barreira que parece mais com uma Conivência que favorece aos Devedores...

Às vezes me pergunto, porque acho que existe um "protecionismo" aos devedores? - mas deixa quieto.

Opções para resolver isso, utilizar o SCPC e Serasa, menor custo, facilidade em incluir e retirar o Devedor do apontamento.

Outra opção é fazer contato com alguém que possa fazer o trabalho e comparecer ao cartório e realizar o apontamento ao cartório de Salvador.

Boa sorte a todos,

Abraços,

Carlos Méndez Clark.
Olá pessoal, bom dia!

Também estou com o mesmo problema. Os cartórios do estado da Bahia não protestam títulos através de arquivos.
Os clientes que temos aqui em Goiânia estão deitando e rolando por conta disso.

Gostaria de saber se alguém sabe algum método de registro de títulos.

Obrigado!
Carlos, o que está acontecendo é que os cartórios da Bahia não aceitam protestos por banco nem correio, só pessoalmente. Ou seja, não querem protestar ninguém.

Eu sou de São Paulo, e não vou até Bahia para fazer um protesto. E não tem nenhum órgão competente que nos ajude a receber.

Dessa forma, ficamos no prejuízo.

Só no Brasil para acontecer essas coisas...
Estive recentemente em um encontro com varias empresas para discutir crédito e cobrança e o assunto foi a dificuldade em protestar títulos na Bahia.
Uma das saídas encontradas por essas empresas foi a utilização do PEFIN (Serasa), que independente de cartório, o cliente é negativado.

Att.
Bom Dia!

O problema existe no estado da Bahia e é crônico. Nossa empresa presta serviços de cobrança e nossos clientes têm muitos devedores naquele estado.

NOSSA SOLUÇÃO: realizamos um contrato com a Serasa. E quando o cliente está inadimplente, cadastramos na base. O valor é muito menor que o de protesto em cartório e o cadastro é bem mais efetivo.
Poderiam explicar o que realmente esta ocorrendo com os cartórios na Bahia?

Não está claro.

No aguardo,

Carlos Méndez Clark
Tive um problema com o cartório na Bahia. Foi uma burocracia fora do comum...

O que ocorre, é por que lá os cartórios são gerenciados pelo Estado (órgão público já viu, né) não existe um dono do cartório ganhando...

Ouvi falar que há uma pressão grande, e por isso, não são protestados.
Na Bahia, inclusive, há casos de devedores que entram na justiça solicitando que a Serasa não informe nas consultas se há restrições.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.