Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa Noite!
Gostaria de saber se é possível ajuizar uma ação ordinária de cobrança de um débito de 11 de agosto de 2000, representado através de uma Nota Promissória.
O prazo prescricional da ação de execução de uma Nota Promissória é de 3 anos. Ocorrendo a prescrição da execução o credor ainda pode cobrar seu débito através de uma ação ordinária de cobrança, cujo prazo prescricional é de 5 anos. Gostaria de saber se esse prazo da ação de cobrança começa a contar da data da prescrição da execução, ou seja, depois dos 3 anos, totalizando dessa forma 8 anos, ou começa a contar do vencimento da dívida.
Desde já,
Obrigada pela atenção,
Lucy Helena

Respostas (6)

Quando eu tenho uma nota promissória, para que eu possa protestar ou negativar, tenho que ter um documento fiscal? Ou somente tendo a promissória já basta para negativar ou protestar?
A ação monitoria também prescreve com 5 anos a contar do vencimento, conforme a jurisprudência atual dominante!

Dr. Lucas Advogado
Lucy Helena:

Seu caso é muito simples, nota promissória prescreve a exigibilidade com 3 anos, apos isso você tem mais dois anos para ingressar com locupletamento ilícito, após esse período o único remédio é a ação monitoria na justiça comum, que prescreve com 20 anos, por ser uma ação pessoal, não precisando demonstrar a origem do debito, o próprio título já e prova do débito.

Lucy Helena,

O que imporá no titulo é a data que está escrita na nota promissória, não interessa se tem aspecto de velha ou não, o que importa é o que esta escrito.

Rildo Hellen,

O protesto é ilegal, mas a dívida é legitima.
Você pode entrar com uma cutela para sustar o protesto mas deve pagar a dívida caso eles ingressem com uma ação monitoria.
A monitoria prescreve com 20 anos.

Etelvina,

Em relação ao protesto a resposta esta anteriormente explicita.

Em preliminar a ação é nula por não ter documentos originais juntados, o qual deve ser apresentado na hora da audiência de conciliação para conferir se ela realmente existe.

A nota prescrita não pode ser cobrada por ação de cobrança, pode ser dado entrada com ação monitoria para o pagamento em 15 dias ou embargar, consulte seu advogado.
Um amigo devia uma NP em junho de 2000. Foi intimado agora para pagar através de ação de cobrança. Porém, ela foi protestada em 2.004 já com mais de 4 anos de vencida.
O credor não juntou no processo a NP original e sim uma cópia sem autenticação.

Está prescrita a ação de cobrança ?

Ele pode entrar com perda e danos (morais) por estar prescrito?
Abri uma conta no Banco no de 2.000. Por problemas financeiros, não consegui arcar com algumas dívidas. Agora, estão protestando uma promissória que assinei na abertura da conta. Isto é possível, depois de 9 anos?
Em 1998 fiz um empréstimo pessoal de grande valor. E a pessoa assinou uma promissória em branco.

Ela foi pagando aos poucos durante todos esses anos, entretanto não consigo cobrar o restante.
Quero protestar o valor que falta, mas, a promissória está com aspecto envelhecido e o timbre do ano que consta começa com 19___.

A pergunta é: mesmo que eu coloque datas atualizadas, o aspecto da nota promissória não é motivo para caracterizar a prescrição de 3 anos?

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.