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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Quais os primeiros passos de uma cobrança? E no pior dos casos, como termina?
Respostas (3)
No caso de cheques devolvidos, após a re-apresentação de cheques:
Notificar o devedor de sua divida, através de carta de cobrança com aviso de recebimento “AR” (observar o código de defesa do consumidor). Esta notificação pode ser enviada quantas vezes quiser, preferencialmente 3 vezes. A não manifestação do devedor, lhe permite enviar o cheque a um cartório com os dados cadastrais do devedor e solicitar o protesto.
Não tendo êxito, poderá então solicitar cobrança judicial. E, para pequenos valores, pode utilizar o Fórum de pequenas causas (dependendo do tipo de cobrança, acredito ser este um esforço alternativo, porém não garantindo o recebimento).
Notificar o devedor de sua divida, através de carta de cobrança com aviso de recebimento “AR” (observar o código de defesa do consumidor). Esta notificação pode ser enviada quantas vezes quiser, preferencialmente 3 vezes. A não manifestação do devedor, lhe permite enviar o cheque a um cartório com os dados cadastrais do devedor e solicitar o protesto.
Não tendo êxito, poderá então solicitar cobrança judicial. E, para pequenos valores, pode utilizar o Fórum de pequenas causas (dependendo do tipo de cobrança, acredito ser este um esforço alternativo, porém não garantindo o recebimento).
a cobrança começa no momento em que o cliente tem um titulo vencido, geralmente o cobrador da um tempo de dois dias antes de fazer o primeiro contato com o devedor. E ela só termina depois que o devedor cumpre com o pagamento da divida existente.
Talvez esteja enganada. Mas, começa a partir de uma elaboração minuciosa de cadastro, quer dizer, elaboração bem feita.
E termina a partir do momento onde que ficar bom para ambas as partes, sem prejudicar nenhuma delas.
E termina a partir do momento onde que ficar bom para ambas as partes, sem prejudicar nenhuma delas.
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