Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Muitos de meus clientes entram em contato comigo alegando o não recebimento dos boletos bancários, mas por uma incrível coincidência isso sempre acontece após o vencimento da parcela e às vezes muito tempo depois do vencimento. Ele esbraveja e diz que não vai pagar juros e que não sabia do vencimento. Eu como não tenho como provar se ele está dizendo a verdade ou não acabo cedendo e peço para ele fazer um depósito sem incidência dos juros pelo atraso.
Minha pergunta é a seguinte: o cliente pode ficar isento dos juros com esse argumento? Existe uma forma de me resguardar contra esse tipo de atitude? Esse tipo de atitude tem acontecido com muita freqüência? E o que mais me intriga é que eu não recebo os supostos boletos de volta pelo correio. Pelo que eu sei, todas as correspondências que não são entregues aos destinatários são devolvidas ao remetente, e as boletas que são devolvidas pelo correio para mim não chegam a 1% do que é enviado, ao passo que o índice de reclamações dessa natureza é muito maior.
Quero salientar que na NF constam todos os vencimentos e valores de cada parcela, por isso o cliente não pode argumentar que não sabia dos vencimentos.
Deve haver uma maneira de prevenir esse tipo de ação pois se todo cliente que atrasar alegar que não recebeu boletos isso vai virar uma prática usual e uma maneira de não pagar no vencimento.

Leandro

Respostas (11)

Bom dia!

Caro Leandro,

Já tivemos este tipo de problema no passado, com a mesma conversa dos clientes, que os atrasos eram por falta de boleto, ou seja, eles não tinha recebido o boleto ou não chegou na data para efetuar a quitação. No entanto tomamos varias medidas para sanar este possível problema, chegamos até encaminhar para alguns clientes via AR (carta registrada). E para nossa surpresa, é que mesmo constando a assinatura no AR, confirmando que o cliente realmente recebeu o boleto dentro do prazo para efetuar o pagamento (em média 15 dias antes de vencer a 1ª parcela), o problema continuava.

A única forma que deu resultado, foi a emissão do boleto junto à NF. Tivemos que mudar toda nossa estrutura, já que a emissão do boleto era centralizada em um único local. Foram feitos todos os ajustes possíveis, e o produto só saia da fabrica com a NF acompanhado do boleto, não tinha como o cliente reclamar. Foi desta forma que resolvemos este tipo de problema, e garanto são raros os casos hoje. Olha que a maioria da minha carteira de clientes são produtores rurais, e é comum esta desculpa.
Sabemos que alguns inadimplentes usam deste artifício para minimizar suas responsabilidades, com isto, devemos deixar claro ao devedor que o mercado entende que é obrigação do devedor informar ao cedente, em tempo hábil, a não apresentação do boleto, conforme acordo celebrado e registrado na Nota Fiscal.
Outro ponto importante é rever alguns processos, do tipo:
- Seu cadastro de endereços, está correto e atualizado?
- Coloque em suas Notas Fiscais um campo informativo com o telefone para contato, caso a boleta não chegue.
- Registre estas desculpas para que não haja reincidência por parte do cliente.
Caro Leandro, infelizmente isto não é privilégio seu. Aqui em BH, como no resto do país, ocorre a mesma coisa.
A única forma legal de se confirmar o recebimento de uma cobrança, é através de aceite na duplicata ou, na pior das hipóteses, uma carta registrada. Entretanto, como isto é inviável pelo alto custo e pela demora, a melhor maneira é tentarmos administrar o problema. Você já tocou em um ponto chave que é a NF, onde consta o vencimento e a parcela, ou parcelas. Sugiro que toda vez que o cliente alegar o não recebimento da cobrança, confirme com ele se o endereço está correto, e se ele possui a NF. No caso afirmativo, informe-o de que esta será a última vez que você poderá abrir mão dos encargos e que, na reincidência do fato, ele deverá entrar em contato com você antes do vencimento do título. Outra sugestão, seria você ligar para o cliente no dia seguinte ao não pagamento , o que amenizaria as suas perdas.
Lembro que alguns clientes fazem disto uma prática usual. Neste caso, não dê mole, não aceite o argumento do não recebimento e encaminhe-o rapidamente para protesto, caso ele comece a enrolar.
Faço uma última observação. Analise cada caso separadamente, uma vez que você poderá estar se indispondo com um cliente que compra muito da sua empresa.
Espero ter sido útil.
Felicidades.
Geraldo.
Bom Dia, Leandro!
Porque você não entrega os boletos no ato da entrega da nota?
Assim então poderia protocolar, pedindo que a pessoa que está recebendo a NF junto ao boleto, assinasse sua via.
Você se respaldaria bastante.
Oi, Leandro!

Quando um cliente alega o não pagamento do boleto, eu digo a ele com todo cuidado: "mas o senhor recebeu a nota fiscal, portanto o senhor tinha a data do pagamento" ou então digo, sempre com muito cuidado no tom das palavras "sabe que o valor do juros que o senhor está questionado?” Exemplo R$2,00. Assim você “quebra as pernas” do “cara”, pois, com isso você quis dizer “pô, você não tem R$ 2,00?”.
O cliente fica tão sem graça, que acaba depositando numa boa.
Prezados, mas no caso da pessoa não pagar o boleto, caberia alguma ação na Justiça?
Uma das formas de evitar este impasse é fazer uma pequena "cobrança" no dia do vencimento confirmando o recebimento do boleto. Mas, isso tem que ser feito com muito tato, pois, o cliente poderá achar ofensivo.
Os bons pagadores sempre entenderão. Já os maus pagadores sempre esbravejam.
Com essa tática, em nossa empresa o índice de pagamentos em atraso diminui consideravelmente. Porém, é necessário verificar se o valor das parcelas é significante, pois, o custo com ligações aumentou.
Se seus boletos são entregues em mãos é só pedir para os clientes assinar a primeira via e devolver para você. Assim, após o vencimento você terá como provar que o cliente recebeu e aceitou a duplicata, e o que estava escrito nela. Caso você envie pelo correio, é só conversar com seus clientes para que assine e envie de volta pelo correio. Com isso, em caso de protesto fica mais fácil para você receber do cliente.
Concordo com nossos colegas nos pontos acima!!!
O interessante é fazer com que o cliente pague com os encargos e de preferência com o boleto bancário (2ª via).
Também tive esses problemas, e na maioria das vezes o endereço estava correto. Só que tem muito cliente "malandro", alega que não recebe boleto para efetuar pagamento através de crédito em conta corrente, porém, ele deposita o valor com cheque de terceiros. E quando volta um desses cheques cria um enorme transtorno pra identificar o cliente.
Além disso, tem um outro problema. O cliente fica de posse dos dados para depósito, e na primeira dificuldade que tiver vai atrasar e depositar o valor sem encargos. E pior, na maioria das vezes faz o depósito e não informa ninguém, o que, dependendo do tipo de cobrança, gera instrução automática de protesto para um título que "teoricamente está pago"
Portanto, cuidado!!!
um abraço,
Carlos Juari
Muito bom os comentários anteriores, realmente com muito embasamento. Apenas uma coisa que gostaria de acrescentar: legalmente não existe nada que obrigue o credor a disponibilizar o boleto para pagamento do cliente, porém o cliente, no ato de recebimento da NF, ao assinar o canhoto, se compromete a pagar na data discriminada na mesma, por isso ele tem a obrigação em caso de não recebimento do boleto ligar na data do vencimento ou com antecedência para cumprir com a obrigação.

Abraço a todos, ótimo tema!
Bom dia pessoal. Percebi que todos que responderam acima estão falando como vendedores. Eu estou na outra ponta, de quem não recebeu o boleto e o título foi para protesto. Os correios está um caos, estão atrasando todas as minhas faturas, todos sabem a situação atual do Correio. Algumas contas que eu já conheço as datas de vencimento, como os cartões de crédito, eu sei que tenho que pagar, entro no site e baixo as faturas. Fora isso, eu recebo pelo menos umas 20 notas fiscais por dia, não tenho como ficar lendo o corpo delas para saber os vencimentos, e só consigo lançar no sistema depois que estou com tudo em mãos, nota fiscal e boleto. E também porque confio que o boleto "deva" chegar antes do vencimento.
Entrei em contato com o vendedor, pedi para que fosse emitido um novo boleto com nova validade e sem juros para pagamento, mas eles não cederam, e encaminharam para protesto. O que eu quero saber é se só com o recebido da nota fiscal já é suficiente para a cobrança? No boleto tem o campo para assinar o recebimento, mas o vendedor não tem esse documento assinado.
Depois que liguei o gerente até disse que ia retirar minha empresa do faturamento, como se fosse culpa minha.

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