Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Mandei um devedor para cartório, para que fosse protestado o título por falta de pagamento.
Foi quando eu soube que havia uma liminar judicial que impedia o protesto naquele município.
Mas, sem poder protestar, como poderei acionar judicialmente o cliente? Já que se trata de um valor muito expressivo.

Respostas (3)

Para evitar este tipo de problema, você pode optar por efetuar um contrato com a Serasa para negativar os clientes usando a opção Sisconven.

Regras: Emitir cópia da nf-e, canhoto assinado, emitir uma consulta do cliente, para verificar se está com o nome negativo ou positivo.

Relembro que antes de negativar é bom você ter anotado neste mesmo processo as vezes que tentou negociar ou recados ou tentativas de telefonemas e uma carta simples de cobrança, pois se o cliente reclamar, você tem justificativas.

Outro detalhe importante, é que, assim que o cliente efetuar o pagamento, você exclua o título que está negativo, pois, caso não exclua, ou se você se esquecer, pode gerar danos morais. Neste momento que você exclui, imprima uma cópia para o cliente e outra para colocar no processo e arquivar em pasta separada.

Você também pode negativar no SCPC, são os mesmos procedimentos.

Diferença no custo entre SCPC e Serasa: SCPC você paga na exclusão, e o Serasa você paga na inclusão.

O bom mesmo é negativar nos dois órgãos, isso assusta o devedor.

Se isto não resolveu, separa tudo efetua um levantamento de veículos e imóveis deste cliente e entrega na mão de uma advogado.

Espero ter ajudado.
Obrigado Telma,

Conheço as ferramentas de negativação. Mas o problema é se em um processo de execução judicial da cobrança, o juiz vai aceitar a negativaçao do Serasa, ao invés do instrumento de protesto?
Aceita, anexar, nota fiscal, canhoto, copia carta simples com AR do correio, inclusão de negativação e emissão duplicata com aceite da empresa sem assinatura do cliente (caso não tenha formulário de duplicata, vale a pena confeccionar).

Porém recebi e-mail ontem 02.05.2012 do Serasa, favor apreciar abaixo e verifique o que está acontecendo com o Rio de Janeiro.

Produtos Serasa Experian
Protestos do Estado do Rio de Janeiro

Comunicamos que foi proferida sentença judicial nos autos da Ação Civil Coletiva, Processo nº 0006251-80.2010.8.19.0001, em curso perante a Segunda Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, impondo a Serasa Experian e outras entidades de dados cadastrais o dever de excluir os protestos de títulos realizados no Estado do Rio de Janeiro e se abster de anotar novas inclusões.

Informamos que iniciamos entendimentos com os órgãos competentes e que serão tomadas as medidas judiciais necessárias à regularização dessa situação.

Para obter informações adicionais, entre em contato com a Central de Relacionamento Serasa Experian, em São Paulo, pelo telefone 3003 7372.


Ou seja, está difícil. Não sei se tentou protestar pelo gerenciador do Banco do Brasil, o custo é um pouco alto em torno de R$ 12 a R$ 18, mas é a ultima tentativa.

Além desta, existe a forma de você efetuar um acordo com este cliente que seria a confissão de divida, pois, após vencida, você poderá entrar com ação de execução, ou seja, irá esperar um pouquinho, porém com um documento no qual ele não poderá embargar.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.