Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Resolvido
Olá,

quando mando um boleto atualizado com juros e multa, o meu cliente consegue pagar o valor do boleto original.

Gostaria de saber se posso enviar um boleto separado referente a estes juros e multa acumulado.

Resposta Aceita

Ana Caroline!

Sim, você pode emitir um boleto só para cobrar os juros que não foram pagos.

Basta que você emita o boleto com o tipo de documento diferente, que no caso de juros pode ser o tipo “outros” ou o tipo “ND”.

É importante saber que o boleto é simplesmente um meio de recebimento, não é um título de crédito. Você pode emitir o boleto para receber diversos tipos de documentos, veja alista:

AP - Apólice de Seguro,
CH - Cheque,
DM - Duplicata Mercantil,
DMI - Duplicata Mercantil p/ Indicação,
DR - Duplicata Rural,
DS - Duplicata de Serviço,
DSI - Duplicata de Serviço p/ Indicação,
FAT - Fatura,
LC - Letra de Cambio,
ME - Mensalidade Escolar,
NCC - Nota de Crédito Comercial,
NCE - Nota de Crédito A Exportação,
NCI - Nota de Crédito Industrial,
NCR - Nota de Crédito Rural,
ND - Nota de Débito,
NP - Nota Promissória,
NPR - Nota Promissória Rural,
NS - Nota de Seguro,
Outros - Outros,
PC - Parcela de Consórcio,
RC - Recibo,
TM - Triplicata Mercantil,
TS - Triplicata de Serviço.

Eu acredito que o seu cliente deve estar usando aquela estratégia de modificar a linha digitável do boleto para conseguir pagar sem juros após o vencimento.

Quando eu tinha esse problema eu fazia como mencionou a Roselene Soares, e emitia uma carta de cobrança de juros contra o próprio Banco. Porque o Banco é quem é responsável por impedir que o cliente consiga pagar sem juros pela internet ou na agência. No final das contas, o banco me pagava os juros e depois ia tentar debitar esses valores do cliente que fraudou o sistema/boleto.

Não sei como está hoje, se você consegue responsabilizar o banco, porque já faz um bom tempo que eu não tenho mais esse problema.

Grande braço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (4)

Boa Noite , isso acontece bastante na empresa aonde trabalho , porém isso ocorre porque deve estar cadastrado no banco para diferença sem percentual ou um percentual baixo . Uma vez até tentei acabar com isso e coloquei 0% na diferença de títulos na carteira bancária.Porém me causou problemas no recebimento , já que clientes que pagassem em outros bancos utilizando alteração de cmc7 ou até um pequeno erro na cobrança de juros , acontecia do cliente estar com comprovante e o pagamento do cliente retorna para conta dele apenas após 2 dias , o que causava disgaste com o cliente.
Então liberei a diferença de valor e faço um relatório mais elaborado para pegar diferenças de pagamentos e criamos a diferença em nome dele e fazemos contato para informar o ocorrido.
No começo tivemos trabalho ( 1200 Títulos dia ) , porém quando viram que o controle era bem feito diminuiu bastante.
Parabéns pelo site e sempre procuro ver suas matérias , estou há 13 anos no mercado em crédito e cobrança, sendo que fazem 2 anos que assumi o cadastro o que me facilitou no crédito e cobrança....
Boa tarde!

Isto ja aconteceu comigo varias vezes, eu reclamei com meu gerente no banco ele fez a cobranca dos juros no banco que recebeu as duplicatas e o valor dos juros foram creditados na minha conta
Para efeito de cobrança não existe nenhum problema a respeito e nem legal.
porém vc precisa verificar junto a sua contabilidade qual será a forma de lançamento contábil e fiscal, para não impactar como receita e consequentemente pagamentos de impostos.

Acredito que basta vc cancelar o boleto original, junto a instituição bancária na qual vc utiliza a cobrança (desde que seja escritural).

Analise, que para que seja realizado esta cobrança somente com os juros, vc deverá emitir uma ND (nota de débito), para que a sua cobrança tenha cobertura jurídica, contábil e fiscal.
Entretanto se o cliente não pagar, este título ficará em aberto e causará transtornos no tramite comercial.- Liberação de crédito
Analise junto com sua diretoria se vale a pena o desgaste com o setor comercial .

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.