Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Boa tarde!

Ontem um cliente ligou informando que abriria um processo contra a empresa em que trabalho por estar negativado sem nunca ter recebido o boleto nem o comunicado da Serasa no seu endereço. Ele foi nosso cliente em 2013 e voltou a trabalhar conosco mês passado e o motivo de não ter recebido os boletos é porque ele mudou de endereço há 2 anos. É de responsabilidade do cliente informar a atualização de endereço ou da empresa em solicitar a confirmação de dados neste caso?

Resposta Aceita

Olá, Lisana!

O que não podemos esquecer aqui é que a responsabilidade de pagamento não depende do recebimento de boleto.

Se o cliente não receber o boleto até o vencimento, é ele quem tem a obrigação de entrar em contato com o fornecedor e buscar outra forma de pagamento.

É o que acontece com as contas de consumo (água, luz, telefone). É o que acontece quando ocorrem as greves nos correios.

Então, neste caso, você não pode deixar a discussão ficar em quem é responsável por atualizar o endereço.

Quanto à questão da Negativação sem Notificação, acredito que a Serasa pode te fornecer essa comprovação de notificação (com ou sem AR, conforme a Legislação vigente).

Quando tiver novidades do caso, compartilha com a gente!

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
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Respostas (2)

boa resposta como sempre Dr. Denis !

É dever do cliente efetuar o pagamento pois o mesmo recebeu o produto/serviço e é ciente do vencimento.

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