Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá Dr. Denis,

estou tratando de um caso cujo cliente efetuou uma compra de produtos na empresa a qual trabalho, porem o mesmo não honrou com os pagamentos dos boletos e acabou sendo protestado. Porem, devido a tentativas de negociação o mesmo só foi protestado pela 3° parcela e a NF foi parcelada em 1/3, 2/3 e 3/3.
o cliente efetuou o pagamento via deposito da parcela protestada, minha duvida é , podemos reter a carta de anuência até o cliente pagar as duas parcelas pendentes ? ou é meu dever enviar de imediato a carta de anuência para o titulo pago ?

aguardo sua reposta e desde já agradeço a atenção.

Att.
Alvaro Neto
Assit. Financeiro.

carta de anuência

Resposta Aceita

Olá, Álvaro!

Sim. Você deve enviar a carta de anuência da parcela paga.

Cada parcela da nota fiscal corresponde à um único titulo de crédito individualizado.

Neste caso, você tem 3 títulos de crédito independentes. Que são duplicatas mercantis.

Portanto, se o pagamento foi de apenas um título, e a identificação é inequívoca, então você deve fornecer a carta de anuência sim.

O que você vai ter que fazer agora é simplesmente emitir as outras duas duplicatas, juntar a cópia da Nota Fiscal com o comprovante de entrega autenticados e apresentar pessoalmente no cartório para protesto.

Se o cartório for muito longe, faça um contato telefônico e negocie com o tabelião o envio dessa documentação por correio e o pagamento das custas (se for necessário).

Para emitir a duplicata basta preencher o formulário online aqui no site mesmo:

https://www.creditoecobranca.com/formularios/modelo-de-duplicata

Obs: Não precisa colher o Aceite do Devedor, porque o comprovante de entrega dispensa a necessidade do Aceite do Devedor.

Se tudo der certo, depois escreve aqui no fórum o resultado!

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
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Respostas (2)

boa tarde,

agradeço o breve atendimento, já encaminhei a carta de anuência do cliente via correio e negativei o mesmo no Serasa.
sera feita novas tentativas de negociação antes de protestarmos os dois títulos, assim não terei as custas cartorárias, caso o retorno por parte do cliente for negativo enviaremos ao cartório.

um grande abraço a toda equipe do site.

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