Junte-se a 133.174 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2016-08-05
  3.  Assinar via e-mail
Olá Dr. Denis,

estou tratando de um caso cujo cliente efetuou uma compra de produtos na empresa a qual trabalho, porem o mesmo não honrou com os pagamentos dos boletos e acabou sendo protestado. Porem, devido a tentativas de negociação o mesmo só foi protestado pela 3° parcela e a NF foi parcelada em 1/3, 2/3 e 3/3.
o cliente efetuou o pagamento via deposito da parcela protestada, minha duvida é , podemos reter a carta de anuência até o cliente pagar as duas parcelas pendentes ? ou é meu dever enviar de imediato a carta de anuência para o titulo pago ?

aguardo sua reposta e desde já agradeço a atenção.

Att.
Alvaro Neto
Assit. Financeiro.
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá, Álvaro! Sim. Você deve enviar a carta de anuência da parcela paga. Cada parcela da nota fiscal corresponde à um único titulo de crédito individualizado. Neste caso, você tem 3 títulos de crédito independentes. Que são duplicatas mercantis. Portanto, se o pagamento foi de apenas um título, e a identificação é inequívoca, então você deve fornecer a carta de anuência sim. O que você vai ter que fazer agora é simplesmente emitir as outras duas duplicatas, juntar a cópia da Nota Fiscal com o comprovante de entrega autenticados e apresentar pessoalmente no cartório para protesto. Se o cartório for muito longe, faça um contato telefônico e negocie com o tabelião o envio dessa documentação por correio e o pagamento das custas (se for necessário). Para emitir a duplicata basta preencher o formulário online aqui no site mesmo: https://www.creditoecobranca.com/formularios/modelo-de-duplicata Obs: Não precisa colher o Aceite do Devedor, porque o comprovante de entrega dispensa a necessidade do Aceite do Devedor. Se tudo der certo, depois escreve aqui no fórum o resultado! Grande abraço! Dr. Denis Siqueira Conheça também os meus cursos online: https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png
Resposta Aceita Pending Moderation
boa tarde,

agradeço o breve atendimento, já encaminhei a carta de anuência do cliente via correio e negativei o mesmo no Serasa.
sera feita novas tentativas de negociação antes de protestarmos os dois títulos, assim não terei as custas cartorárias, caso o retorno por parte do cliente for negativo enviaremos ao cartório.

um grande abraço a toda equipe do site.
  1. 2016-08-05
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo