Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Gostaria de saber quais critérios devo observar, para que não tenha problemas na cobrança, quando o endereço de cobrança for diferente do endereço de faturamento.

Resposta Aceita

Olá, Eloar!

Tudo bem com você?!

Quais problemas você tem enfrentado com o endereço de cobrança diferente do endereço de faturamento?

Quando falamos de endereço de cobrança, o problema mais comuns que enfrentamos é que muitos clientes alegam não receber o boleto. Com isso, não pagam no vencimento.

Este problema é resolvido com o envio do boleto bancário junto com a nota fiscal (ou Danfe).

Mas, quando o endereço de cobrança é diferente do endereço de entrega, não podemos enviar o boleto junto com a nota fiscal. Nestes casos temos algumas estratégias para evitar maiores transtornos na hora da cobrança, a principal é sem dúvida a qualidade do cadastro.

Uma solução muito efetiva é o envio do boleto bancário por e-mail (antes do vencimento). Bem como disponibilizar de forma simplificada a emissão de 2ª Via de boleto pela Internet.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
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Respostas (2)

Prezado (a) Eloar,

Não sei em qual departamento você trabalha, mas o correto é que a empresa tenha uma ficha cadastral padrão para preenchimento de alguns campos imprescindíveis para o cadastro, tais como: Endereço comercial, cobrança, entrega, e-mail para nf-e, telefone fixo e alternativos para contato e etc...

Essa ficha já é preenchida no momento do cadastro inicial do cliente, ou pode ser solicitada num momento de atualização cadastral, fazendo desta forma não terá erro e quando houver entrega em endereço divergente terá como provar que foi de acordo com a solicitação do próprio cliente, levando em conta que é responsabilidade dele comunicar quaisquer alterações que ocorram nos dados básicos.

Geralmente o departamento de cadastro cuida desta parte.

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

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