Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa Tarde!

Gostaria de saber se alguém pode me tirar algumas dúvidas.

Entrei em contato com um devedor para cobrar um cheque, e este pediu que emitisse um boleto, pois, ele se encontra em outra cidade.

A minha duvida é se posso emitir um boleto, e que tipo de boleto. Tem alguma espécie para discriminar especifica?

Desde já obrigado pela atenção.

Respostas (5)

Boa tarde!

Já fiz esse tipo de cobrança e deu certo!!!

Emitimos um boleto de cobrança simples com o número do documento igual ao número do cheque, com isso tive um melhor controle no momento da conciliação.

O cliente pagou o boleto e baixamos em nosso sistema manualmente, em seguida enviamos o cheque ao cliente.
Olá, João!

Complementando a informação, saiba que o boleto é um meio de pagamento que pode ser utilizado para recebimento de diversos tipos de compromissos (duplicata, nota promissória, nota de débito, entre outros).

Para o recebimento de cheques devolvidos, informe no boleto que a espécie do documento é “outros”.

Além disso, para cobrança de cheques, o boleto não deve ter instrução de protesto, uma vez que o cheque não admite protesto por indicação. O protesto somente pode ser efetuado com apresentação do original do cheque no cartório.

Saudações,

Moderador CreditoeCobranca.com
Aproveitando o questionamento do João, alguém poderia me dizer se eu posso enviar boletos para todas as alíneas (motivos) de devolução? Segunda pergunta: até quando posso enviar os boletos para o cliente, tendo como base a data do cheque do cliente?
Você pode enviar os boletos independente da alínea da devolução. O importante é que você tenha a origem fiscal que lhe de o embasamento para a emissão. A função do boleto é ser um facilitador de pagamentos.
Aproveitando, então posso emitir boleto para receber o valor do cheque depois de quanto da devolução do cheque. Qual seria o tempo máximo após a devolução?
Exemplo: Meu cliente, "Posto de Combustíveis", que tem cheques desde 2009, posso emitir boletos agora?

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.