Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa Tarde!

Gostaria de saber se alguém pode me tirar algumas dúvidas.

Entrei em contato com um devedor para cobrar um cheque, e este pediu que emitisse um boleto, pois, ele se encontra em outra cidade.

A minha duvida é se posso emitir um boleto, e que tipo de boleto. Tem alguma espécie para discriminar especifica?

Desde já obrigado pela atenção.

Respostas (5)

Aproveitando, então posso emitir boleto para receber o valor do cheque depois de quanto da devolução do cheque. Qual seria o tempo máximo após a devolução?
Exemplo: Meu cliente, "Posto de Combustíveis", que tem cheques desde 2009, posso emitir boletos agora?
Você pode enviar os boletos independente da alínea da devolução. O importante é que você tenha a origem fiscal que lhe de o embasamento para a emissão. A função do boleto é ser um facilitador de pagamentos.
Aproveitando o questionamento do João, alguém poderia me dizer se eu posso enviar boletos para todas as alíneas (motivos) de devolução? Segunda pergunta: até quando posso enviar os boletos para o cliente, tendo como base a data do cheque do cliente?
Olá, João!

Complementando a informação, saiba que o boleto é um meio de pagamento que pode ser utilizado para recebimento de diversos tipos de compromissos (duplicata, nota promissória, nota de débito, entre outros).

Para o recebimento de cheques devolvidos, informe no boleto que a espécie do documento é “outros”.

Além disso, para cobrança de cheques, o boleto não deve ter instrução de protesto, uma vez que o cheque não admite protesto por indicação. O protesto somente pode ser efetuado com apresentação do original do cheque no cartório.

Saudações,

Moderador CreditoeCobranca.com
Boa tarde!

Já fiz esse tipo de cobrança e deu certo!!!

Emitimos um boleto de cobrança simples com o número do documento igual ao número do cheque, com isso tive um melhor controle no momento da conciliação.

O cliente pagou o boleto e baixamos em nosso sistema manualmente, em seguida enviamos o cheque ao cliente.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.