Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Boa Tarde! Gostaria de pedir ajuda a vocês para elaborar uma carta cobrança mas focando na renegociação da divida do cliente, o meu perfil de cliente para quem vou mandar a carta é o seguinte: as parcelas da divida do cliente já estão todas atrasadas, a divida do cliente já está com 2 anos de atraso, o que eu quero nesta carta é chamar a atenção do cliente de que ele tem a opção de renegociar sua divida e ao mesmo tempo convencê-lo de entrar em contato comigo para se informar melhor sobre o assunto, sempre focando na possibilidade de renegociação . Muito Obrigado!

Resposta Aceita

Prezado Glauber,

A Carta de Cobrança é uma ferramenta de muita utilidade em cobranças que se encontram com atrasos recentes a médio prazo em que a cobrança via telefone já não é mais eficaz.

Em casos como o seu, em que a dívida já perfaz mais de 02 anos de atraso, em que você está focando a renegociação, é mais interessante efetuar um contato com o cliente, de preferencia a pessoa responsável pelo Departamento Financeiro, solicitar uma visita de negócios, explanando a situação da dívida e se colocando a disposição, propondo uma renegociação.

Essa visita pode ser de preferencia no seu estabelecimento, pois o fato de estar dentro de seu campo de trabalho, o cliente se sentirá intimidado, porém, nunca nesses casos você deve ser agressivo e sim se mostrar solidário em ajudar, pense que se a dívida já se estende a tanto tempo, é sinal de que o mesmo está necessitando de ajuda para se restabelecer.

Procure propor o máximo de opções, pagamentos semanais em parcelas razoáveis para as duas partes para amortizar a dívida, cessão de títulos de terceiros de clientes de seu cliente, etc.

Casos como esse são delicados e necessitam de uma estratégia política de cobrança, sendo diferenciada do trivial, onde a cobrança é efetuada de forma mais agressiva.

Fico a disposição para mais informações se necessário.

Cláudio Luiz de Sousa - Analista Financeiro Pleno

Respostas (3)

Caro colega, boa tarde!

Uma carta de cobrança deve ser objetiva e direta. Descubra quem é o responsável pela empresa e direcione a carta a empresa aos cuidados dele.

Prezado Senhor.

Informamos a V.Sas. que consta em nossos registros de contas a receber uma fatura ou............ vencida e pendente de pagamento. Solicito entre em contato conosco através do telefone ...........ou envie uma TED para o Banco ..................... no prazo de 48 horas a contar desta data. Caso não tenhamos retorno, protestando o título ou tomaremos as medidas judiciais cabíveis.


Pode sofisticar mais a carta.

O importante é mencionar o título, meio de pagamento e prazo que ele deve fazer o contato ou liquidar a dívida.

Léo.
Prezado Glauber, bom dia!

A última instância será você apelar para a COBRANÇA EXTRAJUDICIAL, na internet existem vários modelos adaptáveis ao modelo de negócio da sua empresa, talvez o Dr. Denis tenha alguma disponibilizada aqui no site, enfim, esse é o tipo de carta ideal para uma dívida tão antiga, que realmente assusta o devedor.

Após elaborar e por em prática, os casos que não resolver, somente via jurídico, aí você pracisará analisar os casos que compensam.

Espero ter ajudado, boa sorte!

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

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