Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde!

De algum tempo para cá, vários clientes estão nos informando que não trabalham mais com cobrança bancária. Apenas com cobrança em carteira.

Alegam que automatizaram seu processo de contas a pagar (na maioria dos casos SAP) e que todos os seus fornecedores tem que se adequar a modalidade de pagamento via DOC/TED.

Ocorre que, principalmente no caso de Matriz que centraliza o pagamento de suas filiais, temos no extrato um DOC/TED feito por um CNPJ para pagamento de títulos de outros CNPJs, ou seja, estamos voltando no tempo, passando de um modelo informatizado de troca de arquivos remessa e retorno com o banco e, baixas de títulos automáticas, para conciliações de extrato da conta corrente e baixas de títulos manualmente.

Alguns clientes, para ajudar na conciliação dos valores, até disponibilizam endereços eletrônicos ou telefones para nos passar a informação sobre quais os títulos compõe o montante depositado, mas na maioria das vezes a resposta demora e nem sempre o valor depositado é o valor efetivamente devido.

Como vivemos de vendas, não podemos perder o cliente, por isto gostaria de saber se alguém já passou ou está enfrentando este mesmo problema e se há alguma solução sistêmica para este tipo de situação.

Obrigada.

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