Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. Segunda, 02 Abril 2012
  3.  Assinar via e-mail
Boa tarde!

De algum tempo para cá, vários clientes estão nos informando que não trabalham mais com cobrança bancária. Apenas com cobrança em carteira.

Alegam que automatizaram seu processo de contas a pagar (na maioria dos casos SAP) e que todos os seus fornecedores tem que se adequar a modalidade de pagamento via DOC/TED.

Ocorre que, principalmente no caso de Matriz que centraliza o pagamento de suas filiais, temos no extrato um DOC/TED feito por um CNPJ para pagamento de títulos de outros CNPJs, ou seja, estamos voltando no tempo, passando de um modelo informatizado de troca de arquivos remessa e retorno com o banco e, baixas de títulos automáticas, para conciliações de extrato da conta corrente e baixas de títulos manualmente.

Alguns clientes, para ajudar na conciliação dos valores, até disponibilizam endereços eletrônicos ou telefones para nos passar a informação sobre quais os títulos compõe o montante depositado, mas na maioria das vezes a resposta demora e nem sempre o valor depositado é o valor efetivamente devido.

Como vivemos de vendas, não podemos perder o cliente, por isto gostaria de saber se alguém já passou ou está enfrentando este mesmo problema e se há alguma solução sistêmica para este tipo de situação.

Obrigada.

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Depoimento

Parabéns e obrigado pelas excelentes ferramentas disponibilizadas gratuitamente no site. Muito nobre esse ato de compartilhar conhecimentos e … read more


10/05/2009

Depoimento

Adorei conhecer esse site. Ele podia ser mais divulgado. Estou 6 anos na área da cobrança, e somente este ano tive a oportunidade de conhecer, … read more


05/07/2010

Depoimento

Quando comecei a fazer este curso, foi quando comecei a atuar na área de análise. Trabalho na cooperativa há 18 anos e conheço muitos cooperados … read more


30/06/2012