Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

A empresa credora pode reivindicar os juros após pagamento pelo devedor em cartório?

Ressalta-se que na guia de pagamento do cartório consta, pagamento de despesas cartorárias, despesas com juros, e despesas com valor do título.

A cobrança posterior de juros não seria abusiva?

Resposta Aceita

É importante esclarecer que poucos cartórios realizam a cobrança de juros. Geralmente são cobrados apenas o principal e custas.

As normas de funcionamento dos cartórios de protesto pode variar em cada estado brasileiro. Cada cartório deve seguir as normas editadas pelo tribunal de justiça do seu estado. Com isso, temos variações quanto ao valor das custas, exigências e também sobre a cobrança de juros.

No estado de São Paulo os juros não são cobrados. Já no Paraná os juros são cobrados pelo cartório.

Outra situação que gera alguma confusão é o lapso entre a data do efetivo pagamento no cartório e a data do crédito na conta do credor. Após o pagamento em cartório, a transferência dos recursos não é imediata. E podem ocorrer casos em que domara mais de 15 dias para o credor receber o dinheiro.

Explique melhor o que está sendo cobrado. É a diferença de juros do período entre o pagamento no cartório e o crédito recebido pelo credor? Ou o credor não percebeu que o juros já foi cobrado pelo cartório?

Aproveite e leia os textos abaixo, onde este tema já foi discutido:

Cobrança de juros após o pagamento em cartório

Esse é um assunto que eu trato no Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Dívidas.

Saudações,

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png


.

Respostas (5)

Prezados, boa tarde!

Ainda não vi a resposta, podem me ajudar?

É possível a cobrança de juros após a realização do pagamento realizado no cartório?

Fico no aguardo.

Obrigada!
Boa tarde,

Alguém poderia me enviar um modelo de observação colocado no boleto de cobrança de encargos?
Considerando esse assunto, minha dúvida é:
após o pagamento em cartório pelo cliente, podemos emitir uma nota de débito cobrando os juros não pagos desde a data de vencimento até a data do pagamento em cartório?

Isto, considerando que o cartório não fez a cobrança de juros.

At,
Alina
Essa é uma modalidade que algumas empresas incluem em sua cobrança.

Os cartórios que não cobram juros, apenas exigem pagamento do cliente pelo principal e as custas. Sendo assim, com base na data de pagamento em cartório, cobram os juros até aquela data.

Outras empresas não cobram os juros, mas são mais rigorosas no momento de conceder crédito para o mesmo cliente. Instruem ao banco portador do título a comandar remessa para apontamento e posterior protesto, após período a ser indicado na própria boleta. Assim disciplinam o cliente a efetuar o pagamento bem próximo ao vencimento.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.