Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde, a todos!

Pessoal, eu estou prestes a assumir um novo desafio na área de cobrança: Cobrar contratos securitizados (com atrasos superiores a 5 anos).

Essa é a primeira vez que trabalharei com esse tipo de devedor e preciso da ajuda de vocês com algumas argumentações que podem ser utilizadas em casos que o cliente se nega a pagar.

Sobre a securitização, vi um artigo que diz:

"Securitização (do inglês securitization) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos e outros), convertendo-os em títulos negociáveis no mercado de capitais. Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de dívida em investimento.
Esses títulos são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados."

Aguardo respostas.

Respostas (2)

Colega,

Existem 2 tipos de títulos:

Extra-Judiciais, que tem o prazo de prescrição de 5 anos;

Judiciais, que se encontram em cobrança judicial e não possuem prazo de prescrição.

O que lhe foi passado a fazer é: Tirar leite de pedra.

O que fazer?

Jogue verde com o devedor. Não há mais o que se fazer, pois, como os títulos já prescreveram não é possível fazer desse título um título legalmente cobrável.

Tudo vai da sua habilidade de negociar com o devedor.

Caso o devedor tenha conhecimento, obviamente não vai pagar.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Carlos Méndez
Meu caro, o mercado de recuperação de credito está se expandindo a securitização de crédito é um dos mecanismos utilizados por empresas que investem e acreditam no segmento de cobranças, portanto, a cobrança é feita da mesma forma.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.