Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. Quinta, 12 Maio 2011
  3.  Assinar via e-mail
Boa tarde, a todos!

Pessoal, eu estou prestes a assumir um novo desafio na área de cobrança: Cobrar contratos securitizados (com atrasos superiores a 5 anos).

Essa é a primeira vez que trabalharei com esse tipo de devedor e preciso da ajuda de vocês com algumas argumentações que podem ser utilizadas em casos que o cliente se nega a pagar.

Sobre a securitização, vi um artigo que diz:

"Securitização (do inglês securitization) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos e outros), convertendo-os em títulos negociáveis no mercado de capitais. Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de dívida em investimento.
Esses títulos são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados."

Aguardo respostas.
Resposta Aceita Pending Moderation
Colega,

Existem 2 tipos de títulos:

Extra-Judiciais, que tem o prazo de prescrição de 5 anos;

Judiciais, que se encontram em cobrança judicial e não possuem prazo de prescrição.

O que lhe foi passado a fazer é: Tirar leite de pedra.

O que fazer?

Jogue verde com o devedor. Não há mais o que se fazer, pois, como os títulos já prescreveram não é possível fazer desse título um título legalmente cobrável.

Tudo vai da sua habilidade de negociar com o devedor.

Caso o devedor tenha conhecimento, obviamente não vai pagar.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Carlos Méndez
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Meu caro, o mercado de recuperação de credito está se expandindo a securitização de crédito é um dos mecanismos utilizados por empresas que investem e acreditam no segmento de cobranças, portanto, a cobrança é feita da mesma forma.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Publicidade

Capa de Almofada Santo Antônio

Depoimento

Boa Tarde! Gostaria de parabenizar a organização do site pelo ótimo trabalho, muitas sugestões relevantes para nós que trabalhamos com crédito … read more


27/05/2009

Depoimento

Só tenho elogios a fazer pela grande prestadora de serviços que é essa empresa, trabalho no mercado financeiro e indico o site a todos os meus … read more


28/07/2009

Depoimento

Olá! Já fazia muito do que foi passado no curso, da teoria já sabemos como fazer, mas com o curso ficamos sabendo na pratica como agir e quando … read more


24/04/2017