Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde, a todos!

Pessoal, eu estou prestes a assumir um novo desafio na área de cobrança: Cobrar contratos securitizados (com atrasos superiores a 5 anos).

Essa é a primeira vez que trabalharei com esse tipo de devedor e preciso da ajuda de vocês com algumas argumentações que podem ser utilizadas em casos que o cliente se nega a pagar.

Sobre a securitização, vi um artigo que diz:

"Securitização (do inglês securitization) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos e outros), convertendo-os em títulos negociáveis no mercado de capitais. Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de dívida em investimento.
Esses títulos são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados."

Aguardo respostas.

Respostas (2)

Meu caro, o mercado de recuperação de credito está se expandindo a securitização de crédito é um dos mecanismos utilizados por empresas que investem e acreditam no segmento de cobranças, portanto, a cobrança é feita da mesma forma.
Colega,

Existem 2 tipos de títulos:

Extra-Judiciais, que tem o prazo de prescrição de 5 anos;

Judiciais, que se encontram em cobrança judicial e não possuem prazo de prescrição.

O que lhe foi passado a fazer é: Tirar leite de pedra.

O que fazer?

Jogue verde com o devedor. Não há mais o que se fazer, pois, como os títulos já prescreveram não é possível fazer desse título um título legalmente cobrável.

Tudo vai da sua habilidade de negociar com o devedor.

Caso o devedor tenha conhecimento, obviamente não vai pagar.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Carlos Méndez

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.