Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. Sexta, 16 Janeiro 2009
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Caros colegas,

Trabalho no setor de crédito e cobrança de uma empresa e gostaria de sugestões para tentar solucionar o caso abaixo.
Efetuamos uma venda no mês de Dezembro com prazo 30 - 45 - 60 - 75 dias, porém, no ínicio deste mês o cliente fechou as portas carregou as mercadorias e desapareceu, antes mesmo do vencimento dos boletos.

Gostaria de sugestões de formas para tentar solucionar o caso proposto. Como cobrar? Por onde começar?

(Obviamente, já iniciei um processo de cobrança, pois, não podemos esperar. Porém, gostaria de saber vossas sugestões à respeito)

Bom trabalho a todos!
Resposta Aceita Pending Moderation
Localize todos os telefones e o endereço do responsável pela empresa e faça uma intenso trabalho com contato telefônico e carta na proporção de 2 em 2 dias, nunca dando prazo superior à dez dias, antes de uma entrada de pelo menos 30% do valor do débito. Talvez seja melhor, diante da situação, reduzir ao máximo os juros de mora. Importante ressaltar que no momento o trabalho deve ser intenso, porém, nunca agressivo.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Amigo,
O dolo somente acontece quando vencer os títulos.

O sumiço do cliente poderia ter sido sentido (sensibilidade) no momento da concessão do crédito. Portanto, para que possamos tentar te ajudar, inicialmente na atitude policialesca, pois a primeira ação é localizar alguém que responda pela empresa, e estudarmos os documentos apresentados pelo "suposto" devedor.
Conseguindo a localização, virá a orientação de como cobrar.
Eu estou acostumado a dizer que milagres de créditos concedidos erroneamente e má intenção de devedores demoram um pouquinho a serem resolvidos.
Estou à disposição para te ajudar.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Geralmente faço busca no Serasa para localizar os sócios da empresa.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Faça todos procedimentos possíveis para encontrar o cliente. Mas se identificado que é um caso de estelionato não adianta tentar negociar. Passe a cobrança para escritórios especializados ou mesmo procure um advogado.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Você comentou que seu cliente sumiu, então temos que analisar o contrato social da empresa, pois, como você fez uma venda à prazo, acredito que pediu cópias do contrato social.
Verifique o endereço dos sócios no contrato social.
Outra possibilidade é utilizar empresas de localização de devedores, talvez você possa localizar parentes do sócios, e já faça contatos por telefone.
Abraços!
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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