Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Caros colegas,

Trabalho no setor de crédito e cobrança de uma empresa e gostaria de sugestões para tentar solucionar o caso abaixo.
Efetuamos uma venda no mês de Dezembro com prazo 30 - 45 - 60 - 75 dias, porém, no ínicio deste mês o cliente fechou as portas carregou as mercadorias e desapareceu, antes mesmo do vencimento dos boletos.

Gostaria de sugestões de formas para tentar solucionar o caso proposto. Como cobrar? Por onde começar?

(Obviamente, já iniciei um processo de cobrança, pois, não podemos esperar. Porém, gostaria de saber vossas sugestões à respeito)

Bom trabalho a todos!

Respostas (5)

Você comentou que seu cliente sumiu, então temos que analisar o contrato social da empresa, pois, como você fez uma venda à prazo, acredito que pediu cópias do contrato social.
Verifique o endereço dos sócios no contrato social.
Outra possibilidade é utilizar empresas de localização de devedores, talvez você possa localizar parentes do sócios, e já faça contatos por telefone.
Abraços!
Faça todos procedimentos possíveis para encontrar o cliente. Mas se identificado que é um caso de estelionato não adianta tentar negociar. Passe a cobrança para escritórios especializados ou mesmo procure um advogado.
Geralmente faço busca no Serasa para localizar os sócios da empresa.
Amigo,
O dolo somente acontece quando vencer os títulos.

O sumiço do cliente poderia ter sido sentido (sensibilidade) no momento da concessão do crédito. Portanto, para que possamos tentar te ajudar, inicialmente na atitude policialesca, pois a primeira ação é localizar alguém que responda pela empresa, e estudarmos os documentos apresentados pelo "suposto" devedor.
Conseguindo a localização, virá a orientação de como cobrar.
Eu estou acostumado a dizer que milagres de créditos concedidos erroneamente e má intenção de devedores demoram um pouquinho a serem resolvidos.
Estou à disposição para te ajudar.
Localize todos os telefones e o endereço do responsável pela empresa e faça uma intenso trabalho com contato telefônico e carta na proporção de 2 em 2 dias, nunca dando prazo superior à dez dias, antes de uma entrada de pelo menos 30% do valor do débito. Talvez seja melhor, diante da situação, reduzir ao máximo os juros de mora. Importante ressaltar que no momento o trabalho deve ser intenso, porém, nunca agressivo.

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